Cidadeverde.com

Governador diz que redução do FPE dificulta pagamento da folha de servidores

Imprimir


Foto:Arquivo/CidadeVerde.com 

A votação na Câmara Federal sobre o projeto de securitização das dívidas dos estados será acompanhada com expectativa pelos governadores do Nordeste. O governador Wellington Dias (PT) afirma que a proposta é essencial para a economia dos estados.

Segundo ele, as quedas do Fundo de Participação dos Estados (FPE) dificultam o pagamento da folha de servidores. “Dificulta sim. É claro que a prioridade é a folha de pagamento, é o repasse aos poderes, mas de alguma forma isso cria mais dificuldades”, afirmou.

Wellington Dias afirma que é uma pauta emergencial. Segundo ele, as receitas terão uma redução de 20%.

“A confirmação de um fundo de participação desse mês de dezembro que teria em torno de 6% acima da receita de dezembro do ano passado. Isso leva em conta que conferimos com aquilo que foram as receitas e quando chega a confirmação  são 20% a menos já confirmado hoje. Existe uma situação que termina dificultando o planejamento dos estados e municípios. Então tratamos de forma emergencial porque é algo que atrapalha a gestão e junto com a Câmara Federal vamos fazer uma última tentativa na noite de hoje  do projeto da securitização das dívidas”, destacou.

Para o governador, a “falha” se encontra no Tesouro Nacional e no Ministério da Fazenda. 

“Essa falha estaria no Tesouro Nacional e no Ministério da Fazenda que possui uma política de  repassar em nome de um valor de previsão, termina repassando  daquilo que foi a arrecadação”, disse.

Lídia Brito
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais