Cidadeverde.com

Wellington Dias faz reflexão e destaca novos passos para seu quarto mandato no Piauí

Imprimir


Wellington Dias durante diplomação no Tribunal de Justiça do Piauí em dezembro de 2018 (Foto: Roberta Aline)

O governador Wellington Dias destacou que para o ano 2019, quando iniciará o seu quarto mandato no Piauí, focará, principalmente, no desenvolvimento da Educação e da Economia, ressaltando os setores que melhorem a expectativa de vida dos piauienses. Dias ressaltou que a "virada de ano" é um momento especial também para o Estado, que pode melhor analisar as dificuldades e os desafios para um novo momento. Confira a seguir alguns dos pontos e reflexões destacados pelo governador para o próximo ano.  

"Uma coisa que eu acho muito bonita e muito importante da humanidade: é essa ideia de calendário, o ano termina e logo em seguida começa porque, é claro, renasce as esperanças. Se fosse tudo emendado, provavelmente, não teríamos esse momento de final de ano", comentou o governador.

"De um lado, quem é cristão, tem a comemoração do Natal, do nascimento de Jesus Cristo, que cria todo um ambiente familiar, de amizade, de alegria. E, em seguida, essa renovação. Então, ano novo, esperança nova. Assim que entramos todos, e também o Estado, no ano de 2019", pontuou Dias.

"Tem dificuldade? Tem. Tem desafios? Tem. E, nessa área da administração, nós vamos ter importantes mudanças. Eu anunciei na campanha que embora eu esteja no quarto mandato, entrando no primeiro ano do quarto mandato, tenho a clareza que é o mandato da minha vida. Um mandato que tem o objetivo de coroar aquilo que sonhei em 2001, 2002, 2003, ou seja, no acreditar que é possível chegar ao final desse mandato, em 2022, e realmente ter um Piauí bem diferente daquele que encontramos no início desse século. Que tenhamos uma mudança positiva em todas as áreas, uma mudança real naquilo que pode modificar a vida das pessoas do Piauí", declarou Wellington Dias. 

Para isso acontecer, o governador ressalta que pretende dar novos passos na gestão pública: primeiro, implementar um projeto que começou neste mandato que se encerra, que é o desenvolvimento territorial, ou seja, a organização do Estado a partir de cada uma das regiões que tem algo em comum. 

"Cada uma dela tem um plano de desenvolvimento e, agora, a unificação que nós estamos fazendo é para que tenhamos uma coordenação das metas que queremos alcançar na educação, na economia, em cada município. O que nós chamamos de regionais (regionais da Educação, da Saúde) poder trabalhar de forma integrada, e tendo como coordenador uma pessoa técnica, com capacidade de gestão ligada a secretaria de Planejamento para cobrar as metas", explicou. Também haverá uma integração com o setor privado. 

Wellington Dias destacou o Conselho de Desenvolvimento Territorial, que irá presidir para melhor acompanhamento. 

"Eu quero pessoalmente presidir esse Conselho, me reunir pelo menos uma vez a cada trimestre, para que possamos ver cada passo cada avanço ou cada coisa que atrasou. A modificação se dará em um novo conceito. Um contrato de metas entre o governador, que representa o povo, com cada área de gestão, alguém vai pra secretaria de Saúde, por exemplo, que celebra um contrato a cumprir e com as pessoas que ele vai coordenar".

O governador citou como exemplo a redução da mortalidade infantil de crianças com menos de um ano de idade. Observar o mês de abril, quantas mortes ocorreram, o que pode ser feito, os serviços a ser melhorados e desenvolvimento.  Para ele, o objetivo é chegar ao final do seu quarto mandato, em 2022, e entregar um Piauí mais desenvolvimento e diferente do que recebeu em 2003, quando assumiu pela primeira vez o Governo do Piauí. 

"Eu realmente que chegar no dia 31 de dezembro de 2022, quando tiver passando o bastão para quem for conduzir os caminhos do Estado, ter ali as condições de dizer: 'olha, estou entregando um Piauí que lá atrás, em 2003, recebi como um Estado de desenvolvimento muito baixo, IDH muito baixo de 0,4 na classificação mundial, e agora estamos entregando um Piauí com desenvolvimento alto, nós passamos de muito baixo, para baixo, depois para médio, e agora alcançando a condição de um desenvolvimento alto. Ora, é um desafio que não é pequeno, significa que sair de 0,4 para 7 em um espaço de 20 anos, tanto que isso chama a atenção de muitos lugares do Brasil e do mundo". 


Wellington Dias em solenidade de convocação dos novos oficiais do Corpo de Bombeiros (Foto: Roberta Aline)

Economia 

"A economia é uma das colunas do desenvolvimento do Piauí. Quando nós falamos 'o Estado pobre', ele tem muitas pessoas com baixa renda. Uma informação que pouca gente tem: hoje mais de dois terços da população do Piauí, cerca de 70%, já não está nem na miséria nem na pobreza, mas ainda tem 30%, cerca de 900 mil pessoas que precisamos alcançar. Por que é importante essa informação? Porque no meu primeiro dia de mandato qual era a situação do Piauí? Era o contrário. O Piauí tinha aproximadamente 1 milhão de pessoas numa situação fora da linha da pobreza e da miséria. O que nós fizemos na última década foi um avanço considerável". 

O governador declarou que para que famílias saiam da miséria é necessário, dentro outros fatores, de uma geração que cheguem às escolas, tenham acesso à profissionalização, para ter espaço no mercado de trabalho, no empreendedorismo. 

Wellington Dias afirma que o Piauí tem mais de 30 setores em destaque e foi um dos Estados com saldo positivo de criação de empregos nos últimos anos. Ele citou como destaque os setores do comércio, o varejo e  o atacado; o setor de comunicação com a modernização por meio do uso da fibra ótica e de satélites; os serviços de saúde e educação, de lazer, a produção de frutas, vegetais e grãos, e a criação de equinos e bovinos; além dos setores de geração de energia eólica e solar, e da mineração. 

"Tenho a segurança que na economia o ano de 2019 será melhor que o de 2018, que foi melhor que 2017, que foi melhor que 2016. É abrir um caminho de oportunidades para empreendedores e eu espero e quero ajudar a influenciar no país, fazer com que o governo central, o próprio setor privado, possa se movimentar e acelerar o crescimento. Para que possamos comemorar mais a nossa economia, o nosso Produto Interno Bruto, uma renda espalhada pelos 11 territórios e em várias áreas do Estado".

Wellington Dias ressaltou que o próximo ano também será um desafio para proporcionar uma melhor qualidade de vida aos piauienses possibilitando maiores condições de lazer, com a presença de campos de futebol, quadras, cine teatro e praças. 

"Ter uma qualidade de vida é resolver o problema da água, do lixo, do saneamento ainda onde não tem. Resolver os problemas de saúde, ter ali cada vez mais perto a presença de profissionais naquilo que é importante para a vida. E destaco o forte investimento em educação. Nós vamos priorizar para valer a educação completando um ciclo que o Brasil inteiro vai perceber que aquele lugar, que era o mais atraso do país por conta principalmente da baixa escolaridade", mudou e hoje é reconhecido pela qualidade do ensino.

Carlienne Carpaso
[email protected]  

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais