Cidadeverde.com

Benefícios do óleo de argan precisam de mais estudos e pesquisas

Imprimir

Foto: Pixabay/Fotos gratuitas
T

O óleo de argan fornece uma boa fonte de ácidos graxos linoléico e oléico, duas gorduras conhecidas por sustentar uma boa saúde. Ele também possui altos níveis de vitamina E. Vários compostos presentes nele podem ajudar a reduzir a inflamação e o estresse oxidativo, embora mais pesquisas sejam necessárias. Os ácidos graxos e os antioxidantes do óleo de argan podem ajudar a reduzir o risco de doenças cardíacas, embora sejam necessárias mais pesquisas. Alguns estudos em animais indicam que ele pode reduzir o açúcar no sangue e a resistência à insulina para ajudar a prevenir o diabetes. Dito isto, faltam estudos humanos.

Alguns estudos em tubo de ensaio revelaram potenciais efeitos de combate ao câncer dele, embora sejam necessários mais estudos. Alguns pequenos estudos indicam que esse óleo pode ser eficaz na redução dos sinais de envelhecimento, seja quando ingerido ou aplicado diretamente na pele.

Enquanto ele tem sido tradicionalmente usado para tratar infecções da pele, há evidências limitadas para apoiar isso. Dito isto, os compostos antiinflamatórios podem beneficiar o tecido da pele. Em um estudo com animais, o óleo de argan aplicado para queimar feridas acelerou a cicatrização. No entanto, a pesquisa humana é necessária. Ele é popularmente usado para hidratar a pele e os cabelos.

Algumas pesquisas indicam que os ácidos graxos presentes nele podem suportar uma pele saudável e hidratada e reduzir os danos aos cabelos. Ele é usado frequentemente como um remédio para o tratamento de estrias, embora nenhum dado científico apóie isso. Embora algumas pessoas afirmem que ele é eficaz no tratamento da acne, nenhum estudo apóia isso. No entanto, pode reduzir a vermelhidão e aliviar a irritação causada pela acne.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais