Cidadeverde.com

Intervenção na obesidade é necessária antes de engravidar

Imprimir

Foto: Pixabay/foto grátis

Uma nova pesquisa do Robinson Research Institute, da Universidade de Adelaide, apóia a necessidade de intervenções na dieta e no estilo de vida antes que mulheres com sobrepeso e obesas engravidem. Os pesquisadores relataram os resultados de um grande estudo sobre desfechos do nascimento em mais de 500 mulheres com sobrepeso ou obesas de três maternidades públicas em Adelaide, Austrália, em The Lancet Diabetes & Endocrinology.

Os pesquisadores investigaram o potencial do uso de metformina comum para diabetes durante a gravidez para reduzir o ganho de peso na gravidez e melhorar os resultados da mesma. Em países de alta renda, cerca de 50% das mulheres já estão acima do peso ou obesas quando engravidam. Isso coloca a mãe e seu bebê em risco de uma série de resultados de gravidez e nascimento e também pode levar ao alto peso ao nascer do bebê, que por sua vez pode levar à obesidade infantil.

Os pesquisadores descobriram que tomar metformina reduz o ganho de peso semanal na gravidez e que as mulheres têm mais probabilidade de ganhar abaixo das recomendações atuais, mas isso não reduz o risco de ter um bebê com peso ao nascer acima de 4 kg. Também não reduziu o risco de pressão alta, diabetes gestacional ou parto por cesariana.

Embora a metformina tenha sido usada em estudos anteriores de obesidade na gravidez, este estudo é o primeiro a incluir mulheres com excesso de peso, bem como obesas, e o primeiro a combinar a medicação com orientação dietética e de estilo de vida. Precisamos considerar as intervenções na dieta e no estilo de vida antes que as mulheres engravidem se quisermos quebrar o ciclo da obesidade intergeracional.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais