Cidadeverde.com

Sorvete: veja como consumir a sobremesa sem destruir a dieta


Com o forte calor, o sorvete se transforma em um grande aliado para combater as altas temperaturas. Geladinho, delicioso e com ampla variedade de sabores, o alimento agrada em cheio adultos e crianças. Alimento? Sim, é isso mesmo. A conhecida sobremesa preserva boa parte das propriedades nutricionais dos ingredientes utilizados durante o processo de fabricação, como frutas e leite.

Para quem ficou animado, cuidado! Moderação é a palavra-chave para consumi-lo sem acabar com a dieta. Afinal, ninguém quer ganhar quilos extras, principalmente, durante o verão.

Gorduras, essas inimigas...

Elementos como gordura trans, hidrogenada e saturada são responsáveis pela textura cremosa do sorvete industrializado. Em excesso, podem aumentar o colesterol e provocar problemas cardiovasculares. 

Em casa, mais saudável

Nas versões caseira da sobremesa e também em algumas industrializadas, tais gorduras ficam de fora, garantindo um alimento mais saudável e gostoso. O sabor, mais agradável, apesar de não ser tão cremoso, compensa a substituição. 

Alternativa 

Em hospitais, por exemplo, o sorvete é servido, especialmente, para crianças com dificuldade em se alimentar. Gelado e ótimo analgésico e ainda ajuda a evitar as náuseas provocadas por tratamentos como o de combate ao câncer. 

Fonte de cálcio

A quantidade pode variar, dependendo da composição de cada um, mas é certo que os sorvetes feitos à base de leite são uma fonte considerável de cálcio. Este mineral é responsável por desenvolver e manter a saúde dos ossos e dentes, por exemplo.

E as coberturas?

Em algumas situações, mais até do que o próprio sorvete, as opções de cobertura podem acabar com a prática saudável de ingerir esse tipo de alimento. Calda de chocolate, farofa, granulado... Por isso, é preciso evitar abusos. 

Aprecie com moderação

Em pequenas quantidades, sorvetes de frutas ou com baixas calorias se encaixam perfeitamente em uma dieta equilibrada. Para quem não abre mão da sobremesa, é recomendado conversar com um médico ou nutricionista para adequar a dieta.

Boas opções em palito

Os sorvetes de fruta em palito podem oferecer entre 50 e 120 calorias. Vale desde os tradicionais sabores de uva e limão até outros, como morango, banana, pêssego e goiaba. 

Também para diabéticos

Os diabéticos podem aproveitar os benefícios desta sobremesa, já que encontram disponíveis no mercado opções dietéticas, sem açúcar. Mas nada de exageros: uma vez por semana é suficiente.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais