Cidadeverde.com

Alimentos ricos em ferro ajudam no combate à anemia

Imprimir

Foto: Pixabay/fotos gratis

A alimentação pouco regrada, infelizmente ainda comum nos dias de hoje, pode ocasionar a perda de nutrientes. Um deles é o ferro, cuja ausência no organismo provoca doenças como a anemia. Mas é possível corrigir essa questão, adotando hábitos saudáveis, especialmente na ingestão deste nutriente. 

Existem vários alimentos bons para combater a anemia ricos em ferro que podem ser consumidos de diferentes formas e que devem ser integrados à dieta alimentar.

Um deles é o espinafre. Vegetal bastante popular, é rico em cálcio, vitaminas, A, B9, E e C, betacaroteno e fibras, além do próprio ferro. Uma boa sugestão é misturá-lo com legumes ou em saladas.  Também é possível ferver suas folhas, adicionar água e, com outros temperos, fazer uma sopa. Ou ainda usá-lo em tortas salgadas ou sanduíches naturais. 

Beterraba 

A beterraba também é eficaz na luta contra a anemia. Com alto teor de ferro, ajuda a reativar os glóbulos vermelhos do sangue – o que ajuda no fornecimento de oxigênio para todo o corpo. Vai bem misturada com outros vegetais em folhas. Ou ainda no suco, com laranja ou cenoura. Também pode ser cozida e servida como acompanhamento de diversos pratos. 

Carne

Algumas carnes vermelhas ou partes específicas contêm alto teor de ferro, como coração, rins e fígado – este, por exemplo, tem mais de 600% das necessidades diárias de ferro de uma pessoa adulta. É recomendando consumir o alimento duas a três vezes na semana para combater a anemia. 

Peixes também são bons para anemia, já que possuem bastante ferro – especialmente alguns dos mais populares, como salmão e atum, bem como frutos do mar. Vale a pena incluí-los na dieta, pelo menos três vezes por semana, justamente para ajudar na prevenção da anemia. 

Outros alimentos também podem ajuda na absorção de ferro pelo organismo. São eles: mel, pêssego, ameixa, passas e maçã.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais