Cidadeverde.com

FMS realiza primeira Faxina nos Bairros de 2019 neste sábado

Imprimir

A Faxina nos Bairros, operação de limpeza e saúde da Prefeitura de Teresina, inicia suas atividades de 2019 visitando os bairros Acarape e Parque Ideal, nas zonas norte e sudeste da capital. O objetivo da ação, que acontece amanhã (05) a partir das 8h, é combater o Aedes aegypti, mosquito transmissor de doenças como a dengue, zika e chikungunya.

A organização da Faxina está a cargo da Fundação Municipal de Saúde (FMS), em parceria com as Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs) de cada área. “Nosso objetivo é percorrer bairros em todas as zonas da cidade recolhendo aquele lixo das residências que não eram recolhidos na limpeza de rotina, como móveis, eletrodomésticos de grande porte e entulhos em geral que pudessem se tornar foco para proliferação do Aedes”, explica Oriana Bezerra, gerente de zoonoses da capital.

Para isso, os gestores contam com a parceria da população, que durante a semana é orientada pelos agentes de saúde a fazer a limpeza em suas próprias casas e depositar o lixo no sábado para a coleta. Neste dia ocorre ainda uma caminhada educativa, em que os moradores recebem dicas sobre as doenças e como se prevenir contra a formação de focos do mosquito.

Na zona Sudeste, as equipes se encontram na praça do Residencial Dom Helder e de lá percorrem o quadrante formado pela Avenida Joaquim Nelson, Ferrovia da RFSA e as ruas Desembargador Antônio Santana, Francisco de Sousa Martins. Já na zona Norte, o ponto de encontro será na Praça do Gari, que fica na rua Minas Gerais, e o quadrante percorrido será o formado pelas ruas Minas Gerais, Bernardo Melo, Paraná e Espírito Santo, que corresponde aos quarteirões 30 a 35, e mais o 38 e 39.

A Faxina nos Bairros acontece desde dezembro de 2015, com 116 edições, e retirou da cidade até o momento 9.434 toneladas de lixo, incrementando as ações de controle vetorial da FMS e contribuindo para redução em torno de 50% da incidência de casos de dengue, chikungunya e zika em Teresina.

 

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais