Cidadeverde.com

Conheça os benefícios da banana para a saúde física e mental

Imprimir

De origem asiática, a banana se espalhou pelo mundo. Muito produzida no Brasil, a fruta é cultivada em aproximadamente 130 países. Com uma polpa doce e macia, ela é formada por 75% de água e 25% de matéria seca. Branca, nanica, ouro, maçã e da terra estão entre as variedades mais populares no País. 

Consumida principalmente crua, a banana também é preparada assada, cozida ou frita. Entre os atletas, ficou conhecida como a fruta que ajuda a evitar cãibra. Tudo por causa do potássio, que tem papel importante na função de evitar as contrações musculares e, também, no controle da pressão arterial.  

Dieta

Os esportistas encontram outros benefícios na banana. A fruta tem boa concentração de carboidrato, responsável por gerar energia para o corpo. Entretanto, é preciso ter atenção. Para não se transformar em vilã, a banana deve ser consumida em dieta balanceada, evitando assim os excessos.      

Vitaminas

A banana possui as vitaminas C, B1, B2 e B6, além de minerais. Já as fibras transformam a banana em um ótimo alimento para ajudar na digestão, absorvendo o colesterol ruim e contribuindo nas funções intestinais.

Memória

Composto antioxidante, a dopamina presente na banana ajuda na memória e no controle do humor. A catequina, por sua vez, tem entre os seus benefícios o combate ao envelhecimento precoce.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais