Cidadeverde.com

Com italiano Marco Cecchinato, Rio Open define chave da sua nova edição

Imprimir

A organização do Rio Open anunciou nesta terça-feira a lista dos jogadores que vão disputar a chave principal entre os dias 16 e 24 de fevereiro no Jockey Club Brasileiro, no Rio de Janeiro. O maior destaque da relação divulgada é o italiano Marco Cecchinato, atual 18º do ranking e semifinalista em Roland Garros.

O torneio, o maior da América do Sul, de nível ATP 500, já havia anunciado anteriormente o austríaco Dominic Thiem (8º), o também italiano Fabio Fognini (13º) e o argentino Diego Schwartzman (19º), atual campeão. Com Cecchinato, a edição 2019 do Rio Open terá quatro integrantes do Top 20 do ranking. 

"Queríamos mais [jogadores de alto nível] e buscamos mais, mas achamos que será um torneio tão competitivo quanto foi em 2017 com o Nishikori ou 2018 com o Cilic", disse Luiz Carvalho, diretor do torneio. 

A expectativa dos fãs era de que o Rio Open anunciasse nesta terça um nome de maior peso, como aconteceu em edições anteriores, em que brilharam no saibro da competição tenista como o espanhol Rafael Nadal, o japonês Kei Nishikori e o croata Marin Cilic, todos campeões ou vice de Grand Slams.

No entanto, a maior parte dos tenistas do Top 10 e Top 20 preferiu jogar torneios na Europa na mesma semana, por questões de distância e viagens. "Negociamos bastante com[Stan] Wawrinka, [Grigor] Dimitrov, [Stefanos] Tsitsipas e [Andy] Murray. Eles optaram por jogar na Europa no final", afirmou Carvalho, que disse ter ficado muito perto de um acordo com Murray, ex-número 1 do mundo e dono de três títulos de Slam.

A lista da chave principal terá ainda tenistas de destaque mediano, especialistas em saibro: os espanhóis Pablo Carreño Busta e Albert Ramos-Viñolas, o chileno Nicolas Jarry, o português João Sousa e o uruguaio Pablo Cuevas. Nenhum brasileiro entrou diretamente na chave por conta de ranking.

O único brasileiro garantido é Thiago Wild, que conquistou a vaga por ser campeão de uma seletiva juvenil em dezembro. Na prática, ele ficou com um dos três convites à disposição da organização. Outro ficará com para a IMG, empresa parceria da IMM, a promotora da competição. E o último ficará com um dos brasileiros. Geralmente o Rio Open escolhe o número 1 do País. Assim, o convite deve ficar entre Thiago Monteiro (127º) e Rogério Dutra Silva (134º).

O Rio Open também divulgou a lista dos "alternates", jogadores que ficam numa lista de espera caso haja desistências. Os cinco primeiros são o britânico Cameron Norrie, o português Pedro Sousa, o italiano Lorenzo Sonego, o canadense Felix Auger-Aliassime e o italiano Paolo Lorenzi, nesta ordem. Auger-Aliassime é considerado uma das grandes promessas da nova geração. 

Nas duplas, Bruno Soares e Marcelo Melo, jogando com seus parceiros, já estão confirmados. A lista final dos inscritos nas duplas será definida somente no início de fevereiro.

Por Felipe Rosa Mendes
Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais