Cidadeverde.com

Piauí: novatos pedem a Rodrigo Maia fim do alto e baixo clero na Câmara

Imprimir

Um dos temas tratados na reunião do presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia, com a bancada federal do Piauí nesta terça-feira (8), foi a subdivisão de deputados na Casa. Os deputados novatos do Estado, como Margarete Coelho, demonstraram preocupação com os chamados parlamentares de alto e baixo clero. Os de primeiro mandato, como é o caso dela, ao assumirem seus mandatos entram automaticamente no baixo clero. 

"Foi extremamente proveitosa a reunião. Esteve presente quase a bancada inteira e podemos questionar o presidente sobre uma série de temas sensíveis à nossa região e também, no meu caso, a nós que somos novos deputados. Nós sabemos que a Câmara tem aquela divisão que não é formal, mas é classicamente é feita entre primeiro e segundo escalão, o alto e o baixo clero", afirmou Margarete durante entrevista à TV Cidade Verde.

Segundo a deputada eleita, a bancada quis saber, na verdade, que garantias os novatos têm que seus pleitos serão votados.

"Cabe ao presidente da Câmara pautar as matérias e se ele não privilegia as pautas dos deputados novatos, nós vamos continuar vendo sempre deputados de primeiro e segundo escalão. Deputado de alto claro, deputado de baixo clero. Nossa primeira reivindicação foi essa, no sentido de que ele trabalhe contra essa divisão que não é salutar pela democracia e tradicionalmente é feita na Câmara", disse a ex-governadora do Piauí.

Foto: Roberta Aline

Ao lado do governador Wellington Dias, Maia se comprometeu e defendeu a pactuação das pautas de interesse do estado.

"A Câmara dos deputados é a representação do povo. A eleição de presidente não é de Governo contra oposição ou de direita e esquerda. É  um parlamentar que tem a honrar de coordenador dos trabalhos da Casa e de representar os interesses do povo brasileiro. O Piauí tem participado desse debate comigo nesse dois anos e seis meses.  Discutimos com o governador Wellington e com todos os governadores as pautas de interesse do Brasil. Se a decisão for que eu continue na presidência vamos pactuar essas agendas de interesse do Brasil, entre o governo Federal, os Estados, e os municípios. Pactuado as agendas conseguimos superar esse momento de dificuldades que passa por pontos como a Previdência e a segurança", disse Rodrigo Maia.

A reunião aconteceu na residência oficial do governador no começo da manhã desta terça-feira. Até o momento, Rodrigo Maia tem o apoio público do PSL, PR, PSD, PSDB, DEM, PRB, PROS e PPS.

Hérlon Moraes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais