Cidadeverde.com

Veja os alimentos que ajudam na cicatrização da pele

Imprimir

Foto: Pixabay/ fotos gratis

Lesões na pele, mesmo que superficiais, provocam resposta imediata do corpo. O processo é visto pelo organismo como uma agressão que resulta em uma inflamação. Além dos medicamentos tradicionais, existem alguns alimentos que ajudam na cicatrização da pele. 

Uma dieta pouco nutritiva poderá retardar o processo de cicatrização e até mesmo favorecer o surgimento de inflamações. Por outro lado, uma alimentação com ingredientes naturais fornecerá vitaminas e minerais suficientes, reduzindo o tempo necessário para o tecido se recuperar e diminuindo a incidência de cicatrizes. Por isso, é importante manter uma dieta balanceada, consumindo frutas, verduras, legumes, gorduras boas e proteínas magras.

Frutas cítricas 

A ausência de frutas cítricas no cardápio aumenta os riscos de hemorragias e de ruptura cicatricial. Estes alimentos são ricos em betacaroteno (antioxidante) e vitamina C, que ajudam na formação das fibras de colágeno. Por isso, vale optar por laranja, abacaxi, limão, caju, pêssego, tangerina e ameixa. 

Frutas vermelhas 

Possuem flavonoides, que protegem as paredes dos vasos sanguíneos e combatem o processo inflamatório. Além disso, morango, amora, framboesa e cereja, por exemplo, têm um antioxidante natural que engrossa a defesa do corpo contra infecções.

Ômega 3

A farinha de linhaça e semente de chia são ricas em Ômega 3, um tipo de ácido graxo (gordura), que provoca a resposta imunológica do corpo e ajuda a combater inflamações. 

Brócolis, repolho e couve 

Além de antioxidantes, possuem compostos que auxiliam na desintoxicação do fígado. Isso é bom para quem recebeu anestesia ou está consumindo remédios contra inflamações e infecções. 

Vitaminas A e B

Por usa vez, vitamina A evita a ação dos corticoides nas cicatrizes, assim como a vitamina B. Cobre, ferro e zinco são presentes em várias etapas da cicatrização e, portanto, necessários. Vale investir em ovo, manga, cenoura, fígado, agrião, salmão, batata e leite.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais