Cidadeverde.com

Crudivorismo: conheça vantagens e cuidados com a dieta viva

Imprimir

A incessante busca por uma alimentação saudável encontra espaço em uma forma diferenciada de ingerir os alimentos: essencialmente crus.  A "dieta viva", denominada oficialmente "crudivorismo", entrou em pauta no cardápio de regime de diversas pessoas que desejam incrementar sabores e benefícios gastronômicos além dos fornos e fogões.

Mas como funciona? No que consiste? Quais os benefícios e os alimentos adequados? 

História

Criado nos Estados Unidos na década de 80, o crudivorismo passou por fases de desconfiança até entrar de vez em dietas pelo mundo. Com a ideia de consumo dos produtos na fonte, em sua forma genuína, a dieta é concentrada em alimentos crus, frutas frescas ou desidratadas, vegetais, sementes, grãos germinados ou brotos como trigo, arroz, cevada, centeio, aveia, lentilha, grão-de-bico, ervilha, alfafa e algas.

São toleradas iguarias de origem animal, como mel, laticínios e até peixes, desde que não sejam preparados ao fogo, pois, a partir de 40 graus Celsius, as comidas perdem muito de seus nutrientes, segundo os adeptos

Desintoxicação

As enzimas são responsáveis por fazer a ponte entre os nutrientes e o seu organismo. Ao facilitar a absorção das substâncias boas, melhora a desintoxicação do corpo. E, ao contrário do que se pensa, é possível ingerir ótimas doses de proteínas com as folhas verdes, legumes, abacate e sementes. O espinafre, inclusive, tem quantidade de proteínas maior do que a carne vermelha.

Cuidados

Entretanto, uma coisa deve ser considerada nessa e em qualquer dieta: elas não conseguem abraçar toda a sorte de nutrientes. Assim, na crudívora acontece a ausência de alguns tipos de vitaminas. Uma consulta ao médico é recomendado para definir a suplementação necessária para reposição da vitamina B12, por exemplo.

Um dos maiores benefícios deste padrão alimentar é atribuído ao fato que, ao consumir predominantemente alimentos crus, consequentemente deixa-se de incorporar alimentos ultraprocessados e de menor qualidade nutricional.

 

Fonte; Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais