Cidadeverde.com

Aprenda a montar uma horta dentro de casa

Imprimir

Morar em uma região metropolitana muitas vezes elimina o contato com a natureza. Afinal, quem tem espaço suficiente para cultivar vegetais dentro da própria casa? Acredite, você tem! Mesmo em ambientes reduzidos, é possível montar uma pequena horta.

Basta vontade e um pouco de conhecimento. Colher ingredientes frescos dentro da própria casa para preparar uma deliciosa salada se transforma em um incentivo extra para ampliar o consumo de vegetais.

Plantas

A quantidade e espécies dependem do local onde as plantas vão ficar, além do tempo que será dedicado para os cuidados necessários. O manjericão é uma ótima alternativa para começar uma horta doméstica. Afinal, ele cresce com muita facilidade. Para isso, basta um ambiente ideal.

Os temperos em geral têm um cultivo mais simples. Aposte também em cebolinha, alecrim, salsinha, hortelã, pimentas e orégano. Entretanto, escolha os que você costuma utilizar na sua cozinha.

Também é possível cultivar hortaliças. Porém, lembre-se que elas necessitam um pouco mais de espaço e exigem mais luz. A alface baby, por exemplo, é uma ótima alternativa, já que se acomoda bem em pequenos vasos. Agrião e couve são fáceis de cultivar também.

Vasos

Para espaços reduzidos, pequenos vasos são a solução. Afinal, podem ser acomodados em algum canto da casa. Mas não esqueça: não coloque os vasos em janelas ou parapeitos e remova os “pratinhos” que acumulam água e se transformam em criadouros do mosquito da dengue.

Clima

Sol e vento que incidirão na sua horta precisam ser avaliados com cuidado. Muitas plantas necessitam de 6 horas diárias de sol. Não esqueça que as plantas também necessitam, e muito, de água.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais