Cidadeverde.com

Spinning: conheça os benefícios para os praticantes

Imprimir

Foto: Pixabay/ fotos gratis

 

A aula é cansativa, mas muito prazerosa. A chance de ter uma atividade bem dinâmica, ao som das músicas mais animadas e na companhia de uma galera na mesma vibração valem o esforço. O spinning chegou há alguns anos nas academias, mas o interesse por ele não diminui. Pelo contrário: pedalar nunca esteve tão na moda.

Espécie de "detonador de calorias", o spinning é uma das aulas mais disputadas das academias. E não é por menos. Ele queima gorduras, fortalece os músculos e, de quebra, aumenta a resistência cardiovascular e respiratória.

Benefícios

O gasto energético varia de 500 a 700 calorias por hora, dependendo da intensidade e do condicionamento físico do praticante. Além da ativação cardiorrespiratória, permite o fortalecimento de membros inferiores (pernas e glúteos), abdômen e região lombar.

A atividade contribui ainda para a redução do colesterol, da pressão arterial, ajuda no controle do diabetes e colabora na prevenção de doenças coronarianas.

Dinâmica

As aulas têm duração de 40 a 60 minutos, onde são simuladas manobras próprias do ciclismo com planos, subidas, descidas e variações de terreno. Ao som de músicas selecionadas e apropriadas, o professor conduz a atividade, buscando a melhoria da performance do aluno. À medida que vão pedalando, os praticantes são estimulados a fazer coreografias com os braços no ritmo da música.

Cuidados

Mas a prática exige alguns cuidados. A intensidade e a quantidade de repetições dos exercícios no spinning podem causar lesões sérias às articulações do corpo, principalmente para quem já tem predisposição a problemas ortopédicos. É importante o aval de um médico.

Algumas observações também são necessárias. Antes de subir na bicicleta, fique ao lado do banco e ajuste-o na altura do osso do quadril. Ao sentar na bike, o joelho ficará um pouco flexionado quando o pedal estiver embaixo. Além disso, a distância do guidão para o banco é a medida do seu antebraço – do cotovelo até a mão. Calce sapatilhas adequadas e opte por bancos de gel ou bermudas acolchoadas.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais