Cidadeverde.com

Lista de alimentos diuréticos para combater a retenção de líquido

Imprimir

Beber bastante líquido é fundamental no dia a dia, principalmente em épocas de calor como o verão. Contudo, é necessário cautela para evitar os excessos. Como fazer, por exemplo, para não transformar o acúmulo de água ingerido em inchaço no corpo? Eliminar a "sobra" também depende de bons hábitos. Para ajudar nesta missão, os alimentos diuréticos são perfeitos.

Frutas, verduras, legumes, ervas e temperos fazem parte deste grupo, pois ajudam o bom funcionamento dos rins, facilitando a filtragem realizada pelo órgão, limpando as toxinas do organismo através da urina.

Recomendações

Um desses alimentos é a melancia. Contendo 90% de água, a fruta também é um dos principais combatentes da retenção de líquido. Ela estimula a produção de urina. O alimento ainda é rico em antioxidantes e minerais. Outro é a cenoura, cujo poder diurético se dá graças ao estimulo ao metabolismo com a ação dos minerais, como silício e potássio.

O pepino e a berinjela guardam semelhanças neste aspecto. O primeiro ajuda a eliminar o excesso de ácido úrico do organismo. Já o segundo, cuja água extraída do alimento diminui o inchaço do corpo, estimula a produção de urina, auxiliando ainda o organismo a absorver menos gordura.

Frutas

As duas frutas também possuem propriedades diuréticas. O abacaxi ajuda tanto o sistema digestivo quanto o urinário, eliminando mais rapidamente as toxinas Já a pera é eficaz no controle da hipertensão arterial, justamente por seu efeito diurético, sendo um excelente alimento tanto para hipertensos como para quem sofre com a retenção de líquidos.

Por fim, a alcachofra. Ela é conhecida principalmente pela capacidade de melhorar a funções dos rins. Possui flavonoides e ácido caféico que, junto com as vitaminas e os minerais, causam um grande efeito diurético.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais