Cidadeverde.com

A morte de mais um torcedor no futebol brasileiro

Imprimir
O torcedor do São Paulo, baleado por um policial antes do jogo do tricolor com o Goiás, em Brasília, morreu.É mais um fato lamentável que envolve o futebol brasileiro. O fato está sendo apurado pelas autoridades de Brasília.Certeza até agora é que o autor do disparo é um policial. E em que circunstâncias houve o disparo ?

No primeiro momento a imprensa brasileira sempre acusa a Polícia de "agir com violência".E as ações de maus elementos metidos no meio esportivo não recebem a necessária reação desses mesmos profissionais da imprensa. E não estamos dizendo que a Polícia tem que atirar, tem que matar. Nada disso.



Temos, inclusive, comentado que o policiamento nos estádios de futebol precisa receber uma preparação especial, precisa conhecer o funcionamento dos estádios e o comportamento de grupos de torcedores. Acuados pelos baderneiros, policiais reagem de qualquer maneira e às vezes o pior acontece.

Se de uma parte os policiais não recebem o treinamento adequado para tais situações, de outro temos grupos de bandidos vestidos de torcedores de futebol. Eles agridem a tudo e a todos. Chegam ao absurdo de combinarem  confrontos, através da Internet. Já tivemos vários assassinatos simplesmente porque o "inimigo" estava vestindo a camisa do clube adversário. Já invadiram sedes e provocaram verdadeiro quebra-quebra. Eles arrebentam tudo que encontram pela frente.

 Jogadores já trocaram de clubes com medo desses criminosos. Recentemente dirigentes do Clube de Regatas Flamengo foram ameaçados de morte caso ajudassem o Vasco da Gama a escapar do rebaixamento. Polícias e Ministério Público já realizaram alguns esforços no sentido de afastarem dos estádios os elementos identificados como violentos. Alguns bons resultados foram conseguidos. Apenas parciais. Eles sempre encontram o caminho da volta.

Está passando da hora de termos ações mais enérgicas da parte dos setores competentes. Estádio de futebol é lugar para espetáculos, para alegrias, festa, desânimo nas derrotas, mas nada que ultrapasse os limites de uma competição esportiva. Não é caso de vida ou morte. E vale lembrar que a imprensa esportiva não pode continuar alimentando rivalidades exageradas, não pode continuar usando expressões próprias de programas policiais, não pode continuar afirmando que uma eventual derrota é motivo de desespero. Tal comportamento está bem detalhado no livro que escrevi com o título GOL CONTRA DA IMPRENSA ESPORTIVA.

Que mais uma morte sirva pelo menos para apressar tuma tomada de posição urgente de todos os segmentos envolvidos com o futebol. Os portões dos estádios devem ser fechados definitivamente para os criminosos vestidos de torcedores.

COPA DO BRASIL

A CBF ainda não elaborou a tabela da Copa do Brasil de 2009, cujo início está marcado para o mês de fevereiro. O Esporte Clube Flamengo não revelou sua preferência em relação a adversário para a primeira rodada. É melhor enfrentar um grande clube do Rio de Janeiro ou São Paulo ou um nordestino do mês nível técnico ? O Barras Futebol Clube está na mesma situação.

Neste ano de 2008 o River começou a competição com o representante do Espírito Santo. Conseguiu ir em frente e jogou duas partidas com o Botafogo do Rio de janeiro. O Barras peitou o Corinthians Paulista logo na abertura e não deu certo. Foi goleado em Goiânia por 6 x 0 e não houve o segundo jogo, que seria disputado em São Paulo. Diaante da dúvida, o melhor mesmo é começar a trabalhar o mais cedo possível na formação da comissão técnica e do elenco.

Dídimo de Castro

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: