Cidadeverde.com

Judoca Sarah Menezes sobe de peso por atalho para Tóquio

Imprimir

Foto: Tati Amaya/MCS

 

Pela terceira vez em três anos, a judoca Sarah Menezes vai mudar de categoria. A decisão foi tomada esta semana, em comum acordo com a CBJ (Confederação Brasileira de Judô), e deverá permitir que a piauiense tenha um caminho mais aberto para tentar uma vaga na Olimpíada de Tóquio. A nova categoria dela, até 52 kg, perdeu Erika Miranda, aposentada, e deve perder Jéssica Pereira, suspensa provisoriamente por doping.

Sofrendo para lutar contra a balança na preparação para a Rio-2016, quando lutou na categoria até 48 kg, a mais leve do programa olímpico, Sarah abriu o novo ciclo em 2017 subindo de categoria e desafiando Erika Miranda na até 52 kg, incentivada pela CBJ. Mas a estratégia não deu certo, Sarah não conseguiu resultados expressivos, e cansou do teste, voltando à 48 kg em 2018. Agora, nova mudança de ano, mais uma mudança de categoria.

Em janeiro, Sarah passou por avaliações físicas, médicas e fisioterapêuticas no Laboratório Olímpico do COB, no Rio. Esta semana, se juntou a um treinamento conjunto da seleção feminina em Pindamonhangaba (SP), onde se reuniu com a comissão técnica. Ali foi acertada a mudança, também baseada no fato de a judoca continuar sofrendo para se manter nos 48 kg, apesar da mudança para o Flamengo.

A piauiense de 28 anos vai perder todos os pontos da corrida olímpica conquistados em 2018, o que não é exatamente um problema. Em má fase, ela só somou 185. Está em um modesto 37º lugar, atrás de Nathália Brígida (34ª, com 220 pontos) e Gabriela Chibana (23ª com 438). Por meritocracia, seria de Chibana a preferência por uma convocação para o Campeonato Pan-Americano, que dá 700 pontos à campeã e 490 à vice. Nathália começou a temporada com bronze em Tel Aviv (Israel), única medalha do Brasil no Grand Prix realizado na semana passada.

Foto: Tati Amaya/MCS

Ao subir de categoria, Sarah deve encontrar um caminho relativamente aberto na categoria até 52kg, onde Erika Miranda é ainda a sétima do ranking mundial, apesar de já aposentada, e Jéssica Pereira ocupa a nona colocação. As duas se enfrentaram pelo bronze no Mundial do ano passado, com vitória de Erika.

Na quartaI-feira (30), o blog Olhar Olímpico, do UOL Esporte, revelou que Jéssica foi flagrada em exame antidoping e se colocou em suspensão voluntária. O tribunal brasileiro antidoping julgou recentemente três casos como o dela e em todos aplicou dois anos de suspensão.

A principal rival de Sarah por uma vaga olímpica deverá ser Eleudis Valentim, que só teve a oportunidade de disputar um evento na janela de classificação olímpica até agora, em Haia (Holanda), em novembro. Foi prata e somou 245 pontos. Jéssica tem 493.

Fonte: Demétrio Vecchioli / Uol / FolhaPress 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais