Cidadeverde.com

Motoristas de ônibus e Setut não fecham acordo no TRT e greve vai para o 3º dia

Imprimir

Atualizada às 19h19

Após duas horas de negociação, não houve acordo entre os motoristas de ônibus e a direção do Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Teresina (Setut). A reunião encerrou, às 19h15, desta terça-feira (5) e o presidente do Sindicato dos Motoristas, Fernando Feijão, anunciou que a proposta do Setut foi de reajuste de 4%, além de dobrar a jornada de trabalho, o que considerou "inaceitável".

A negociação do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) foi mediada pelo desembargador Manoel Edilson Cardoso. A presidente do TRT, Liana Liana Chaib também participou da tentativa de acordo. Os motoristas e cobradores pedem reajuste de 8,43% passando o salário de R$ 1.876,00 para R$ 2.045,78.

"O Setut quer que os trabalhadores façam dupla jornada, em dois turnos, manhã e tarde, situação que os trabalhadores já tinha rejeitado. Agora eles colocam uma proposta de salário de 4% e para piorar querem reduzir mais a frota. Quer que o trabalhador fique em dois turnos para demitir uma quantidade e sacrificar quem ficar. A greve continua. É inaceitável uma proposta dessa", disse Fernando Feijão. 

Marcelino Lopes, diretor do Setut, disse que os empresários não têm condição de repassar o percentual de reajuste pedido pelo Sintetro. 

“Estivemos há mais de duas horas em negociação com a categoria e infelizmente hoje não conseguimos chegar a um acordo, mas eu acredito que até essa semana a gente tenha condição de chegar a um acordo para ambas as partes”, disse. 

Marcelino Lopes ressaltou ainda: “o percentual pedido pelos funcionários representa um aumento bem acima do que foi calculado pela prefeitura quando deu a tarifa. Então, eu não posso repassar a mais do que estou arrecadando. É uma conta simples. Eu não vou falar em contraproposta, isso é um assunto que cabe só a nós e ao sindicato laboral”.

Foto: Letícia Santos

O desembargador Manoel Edilson disse que irá convocar uma nova reunião para esta quarta-feira (6). 

“Hoje houve um impasse. Cada um saiu com a ideia do que o outro pretende e amanhã não temos a esperança de acabar a greve pela manhã, mas as categorias devem refletir e talvez a tarde saia uma continuação das negociações”. 

O desembargador informou ainda que chegou ao TRT  uma cautelar de abusividade da greve que deverá ser analisada por ele amanhã.

Atualização às 19h

Os motoristas e cobradores de ônibus tentam um novo acordo com o Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Teresina (Setut) na tarde desta terça-feira (05). Uma reunião na sede do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) está acontecendo sob a mediação do desembargador Manoel Edilson. Participam o presidente do Setut, Edilson Carvalho, diretor do Setut, Marcelino Lopes, e direção do Sindicato dos Motoristas.  

A presidente do TRT, Liana Chaib, também participou da negociação e falou que as partes devem chegar a um acordo. 

“Todos estão arrematando um acordo, mas o resultado só deve ser anunciado amanhã, porque a proposta tem que antes ser submetida à votação em assembleia do sindicato para que possa ter validade. Então amanhã é que o resultado deve sair. É tão logo saia, será anunciado o fim da greve”, afirmou.

A presidente não quis antecipar qual o acordo está sendo negociado entre as partes.

Dependendo da decisão, segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários do Piauí (Sintetro), Fernando Feijão, a greve poderá ser encerrada e os ônibus poderão voltar a operar normalmente, em sua totalidade, a partir desta quarta-feira (06).

Feijão informou que a categoria aguarda uma posição que atenda os anseios dos trabalhadores em relação ao reajuste salarial. 

"Agora, só está faltando o reajuste no salário. Nós estamos pedindo 8.43% O Setut não colocou nenhum (percentual). Informalmente, o que sabemos é de uma proposta de 3,43%, referente ao INPC (Imposto Nacional de Preços ao Consumidor)", disse o sindicalista.

A greve dos motoristas e cobradores de ônibus foi iniciada ontem, segunda-feira (04), em Teresina. A Superintendência de Trânsito e Transportes de Teresina (Strans) chegou a cadastrar 90 vans e ônibus para atender a população.

Nesta terça, o Setut solicitou , por meio de ação cautelar, o aumento da frota em circulação. que, segundo o órgão, os grevistas não estavam o mínimo de 30% para atender a população, como determina a Lei de Greve. Já o Sintetro contrapôs a informação e disse que a lei está sendo cumprida na íntegra. 


Carlienne Carpaso
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais