Cidadeverde.com

Conheça todos os benefícios da ameixa para a saúde

Imprimir

Foto: Pixabay/fotos gratis

Grande aliada para a digestão, a ameixa é uma fruta muito popular no Brasil e usada nas mais diversas dietas e preparações alimentares no país. Cientificamente conhecida como Prunus doméstica, ela é geralmente aproveitada em receitas caseiras para regular o intestino.

Mas os benefícios da ameixa à saúde não param por aí. A fruta é rica em vitaminas do complexo B, além de vitaminas A, C e K e minerais, como magnésio, fósforo, potássio, ferro, cálcio e zinco. Assim, ela beneficia a visão, melhora o sistema imunológico, tem propriedades anticoagulantes e aumenta a densidade óssea

Variedade

Há pelo menos três tipos de ameixa: a preta, rica em antioxidantes antocianinas, que conferem maior saúde e longevidade às células e contribuem para a saúde do coração e das artérias; a amarela, que oferece carotenoides que favorecem a saúde da pele e mucosas e contribuem para a visão e sistema imunológico; e a vermelha, que contém flavonoides com ação anti-inflamatória, contribui com a pele e reduz o risco de câncer.

Desidratada

A ameixa seca, por ser desidratada, é mais concentrada em açúcares e possui quantidade muito pequena de água. Por isso, ela não é recomendada para pessoas diabéticas. Por ser calórica, o ideal é consumir até três unidades por dia, uma vez que cada uma contém 19 calorias   Já a fruta in natura possui todos os nutrientes íntegros.  O recomendado é comer com a casca para aproveitar o alto teor de fibras.

Efeitos indesejados

Vale salientar que a ameixa não faz mal, mas alguns modos de consumo podem gerar efeitos indesejados. Um deles é o chá: tomar a água fervida com a fruta seca acabará resultando apenas em consumo de açúcar elevado, sem ingestão suficiente de fibras.

Outra coisa: a ameixa não é recomendada para quem tem alguma sensibilidade particular ao consumo da fruta, como efeito laxativo indesejado.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais