Cidadeverde.com

Aprenda a amenizar as dores da prática esportiva

Imprimir

Foto: Pixabay/ foto gratis

Como diz o ex-técnico da seleção masculina de vôlei, Bernardinho, elas fazem parte do uniforme do atleta. As dores são as “companheiras” indesejadas de todos que praticam esporte. Elas acontecem devido a microtraumas, pequenas lesões na estrutura dos tecidos musculares mais exigidos durante os exercícios. Após o treino, quando o corpo esfria, você sofre com essas dores? Se a resposta é sim, saiba que há meios de amenizá-las

Antes, uma recomendação: evitar ao máximo recorrer a anti-inflamatórios para eliminar o problema. Quando você treina, pode forçar a musculatura ao máximo, causando micro lesões das fibras.

O que acontece?

Ao passo que a atividade física melhora a circulação sanguínea na região trabalhada, os músculos conquistam os nutrientes necessários. Forma simples de explicar: os pequenos machucados se reparam, formando novas fibras e aumentando o músculo. O remédio interrompe esse ciclo de melhora natural, tornando os treinos menos efetivos.

A chamada Dor Muscular Tardia (DMT) é comum devido ao rompimento do tecido muscular causado nos primeiros dias de esforço. Os incômodos aparecem aproximadamente 8 horas após a prática do exercício, aumentando a intensidade do desconforto de 24 a 72 horas depois.

Algumas dicas para aliviar as dores pós-treinos:

Compressa: coloque gelo em um saco envolto em uma toalha sobre a região dolorida. Ele irá acelerar o reparo das lesões.

Aquecimento: quando tirar o gelo, o indicado é tomar um banho quente para relaxar os músculos, agindo como uma hidroterapia.

Massagem: essa prática após os exercícios aumenta o fluxo sanguíneo para os músculos, acelerando a remoção das substâncias inflamatórias

Para evitar as dores continue praticando exercício regularmente. Não se esqueça também de aquecer antes da prática das atividades e alongar logo após. Além disso, o consumo de carboidratos e proteínas depois do treino previne o incômodo muscular.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais