Cidadeverde.com

Filho de Bolsonaro ataca ministro, e caso de laranjas provoca crise no governo

Imprimir

Foto: Renan Olaz / CMRJ / Divulgação

A revelação do esquema de candidaturas laranjas do PSL pela Folha de S.Paulo abriu uma crise no governo Jair Bolsonaro, alavancada pelo ataque nesta quarta-feira (13) do vereador Carlos Bolsonaro, filho do presidente, ao ministro Gustavo Bebianno (Secretaria-Geral).

O presidente avalizou as críticas e compartilhou em rede social postagens do filho. Segundo a reportagem apurou, ele esperava que Bebianno pedisse demissão já no começo de quarta, para que saísse do hospital onde esteve internado em São Paulo e chegasse à tarde a Brasília com um trunfo para conter os impactos do caso. O ministro, porém, não se posicionou até a noite.

Nomes importantes da bancada do PSL na Câmara também se manifestaram e elevaram a tensão no partido, que está sob pressão com reportagens da Folha de S.Paulo sobre a destinação de verba do fundo partidário para candidatas laranjas nas últimas eleições. Carlos Bolsonaro (PSC-RJ) afirmou nesta quarta em rede social que o ministro mentiu ao dizer que conversou três vezes com seu pai, Jair Bolsonaro, no dia anterior -declaração que visava corroborar seu discurso de que não haveria nenhum desgaste. "Ontem estive 24h do dia ao lado do meu pai e afirmo: 'É uma mentira absoluta de Gustavo Bebbiano [sic] que ontem teria falado 3 vezes com Jair Bolsonaro para tratar do assunto citado pelo Globo e retransmitido pelo Antagonista'", escreveu.

Mais tarde, Carlos divulgou um áudio no qual o presidente da República se recusa a conversar com Bebianno: "Gustavo, está complicado eu conversar ainda, então não vou falar com ninguém, a não ser o estritamente essencial". No centro da crise estão o presidente atual do PSL, o deputado federal Luciano Bivar (PE), e Bebianno, que presidiu o partido em 2018, inclusive durante o período eleitoral.

Reportagem da Folha de S.Paulo de domingo (10) revelou que o grupo de Bivar criou uma candidata laranja em Pernambuco que recebeu do partido R$ 400 mil de dinheiro público na eleição. O dinheiro foi liberado por Bebianno. Maria de Lourdes Paixão, 68, que oficialmente concorreu a deputada federal e teve apenas 274 votos, foi a terceira maior beneficiada com verba do PSL em todo o país, mais do que o próprio presidente Bolsonaro e a deputada Joice Hasselmann (SP), essa com 1,079 milhão de votos.

A candidatura laranja virou alvo da Polícia Federal, da Procuradoria e da Polícia Civil. Nesta quarta, a Folha de S.Paulo revelou ainda que Bebianno liberou R$ 250 mil de verba pública para a campanha de uma ex-assessora, que repassou parte do dinheiro para uma gráfica registrada em endereço de fachada. O ministro nega qualquer irregularidade.

Bolsonaro irritou-se com Bebianno e chegou a gritar com interlocutores ao telefone de dentro do hospital, exasperado com a situação e os relatos do ministro de que não havia desgaste. O ministro Onyx Lorenzoni, chefe da Casa Civil, de outro lado, buscou amenizar, atribuindo ao pouco tempo de governo a nova crise. "Temos 40 dias de governo, o presidente ficou quase 20 hospitalizado, temos que ter paciência, temos que ir com calma", afirmou. "O ministro Bebianno é uma pessoa super dedicada ao projeto, homem sério, responsável, correto, essas coisas são naturais num processo que está iniciando."

"É como um time de futebol, nem sempre o lateral se acerta bem com o ponteiro, às vezes o cara da meia cancha demora a ligar com o atacante, que está sempre em impedimento", completou. Para integrantes do governo, a tática explicitou fragilidades do presidente.
Integrantes da ala militar do governo, que nunca aceitou bem a influência dos filhos de Bolsonaro sobre o pai, diziam considerar inaceitável um presidente lidar uma crise política por meio do filho e de vazamento em rede social.

Outra preocupação é que declarações conflitantes de congressistas do PSL sobre a condução do caso reforcem a impressão de futuras dificuldades na tramitação de reformas como a da Previdência. O deputado Alexandre Frota (PSL-SP) afirmou que o seu partido "não passará a mão na cabeça de bandido". "O PSL não é um partido de laranjas", afirmou Frota. "Qualquer secretário, deputado, ministro envolvido em qualquer coisa, essa laranja podre vai cair."

Já a deputada Joice Hasselmann (PSL-SP) criticou Carlos Bolsonaro pelo ataque feito a Bebianno. "Não pode se misturar as coisas. Filho de presidente é filho de presidente. Temos que tomar cuidado para não fazer puxadinho da Presidência da República dentro de casa para expor um membro do alto escalão do governo dessa forma", disse Joice.

Na semana passada a Folha de S.Paulo havia publicado que o atual ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, patrocinou um esquema de candidaturas de fachada em Minas que receberam recursos volumosos do fundo eleitoral do PSL nacional e que não tiveram nem 2.000 votos juntas. Parte do gasto que declararam foi para empresas com ligação com o gabinete de Álvaro Antônio.

Após essa revelação sobre o ministro do Turismo, o vice-presidente, general Hamilton Mourão, afirmou que esse caso deveria ser investigado. A Procuradoria-Regional Eleitoral de Minas Gerais decidiu apurar o caso.

Fonte: FolhaPress

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais