Cidadeverde.com

Conheça os alimentos que ajudam na prevenção às cãibras

Imprimir

Dolorosas e desconfortáveis, as cãibras são, por definição, a contração involuntária de um músculo esquelético que tem sua ação de contrair e relaxar realizada através de estímulos nervosos comandados pela vontade, ou seja, de maneira voluntária. É uma companhia frequente de quem treina.

Além disso, muitas vezes as cãibras aparecem por caminharmos de forma incorreta. É o caso, por exemplo, de mulheres que passam muitas horas em saltos altos Aqueles que não possuem um bom calçado para praticar exercícios também costumam estar entre os mais afetados pelos espasmos.

Prevenção

Para prevenir o incômodo, medidas simples como alongamento e dieta equilibrada são fundamentais. Para prevenir cãibras, é importante consumir alimentos ricos em potássio, magnésio e cálcio, como os vegetais de cor verde escura.

Outra maneira de evitar é estar bem hidratado e tomar água tônica, que tem quinino, uma substância que ajuda a diminuir as cãibras   

Alguns alimentos que ajudam são:

Banana: a fruta é uma das melhores amigas dos atletas. Ela ajuda a repor um nutriente muito importante para o bom funcionamento dos músculos, o potássio. Além disso, a banana é fonte de carboidratos e água.

Espinafre, chicória e rúcula: as verduras de folhas escuras como o espinafre, a chicória e a rúcula são ricas em potássio, magnésio e cálcio, importantes para a saúde dos músculos.

Batata: assim como a banana, é rica em carboidratos e água.

Feijão, abacate e cenoura: apesar de serem alimentos bem diferentes, o feijão, o abacate e a cenoura são ricos em potássio. A falta desse mineral no organismo pode ser a causar cãibras mais recorrentes.

Além da alimentação adequada, o alongamento é a atividade fundamental que o atleta deve executar durante o treinamento. Ele trabalha o movimento inverso ao da contração muscular, aumentando o fluxo sanguíneo no local. Se mesmo seguindo essas dicas o problema persistir, o recomendável é massagear e alongar a região afetada.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais