Cidadeverde.com

Prefeitura de Teresina lança programa de acesso ao emprego

Imprimir

Foto: Rômulo Piauilino

A Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal da Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas – SEMCASPI lançou o programa Acessuas Trabalho. A solenidade de lançamento aconteceu no Centro Comunitário de Aprendizagem Carlo Novares, no bairro Anita Ferraz, zona norte de Teresina, e contou com a presença do prefeito Firmino Filho, do secretário da Semcaspi, Samuel Silveira, além da equipe técnica da Secretaria e da Fundação Padre Antônio de Civeiro (Funaci). 

O programa consiste em um conjunto de ações de articulação de políticas públicas e de mobilização, encaminhamento e acompanhamento de pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social para acesso a oportunidades de trabalho e emprego. 

As ações do programa consistem em qualificação técnico-profissional, intermediação de mão-de-obra, apoio à microempreendedores, articulação com comerciantes e empresários locais para oportunidades, bem como o acesso aos direitos sociais e ao trabalho. 

“Serão atendidos desde jovens à procura do primeiro emprego, bem como pessoas com deficiência que necessitam de encaminhamento para o trabalho; adultos desempregados que buscam qualificação”, complementa o secretário da Semcaspi, Samuel Silveira. 

Segundo a técnica do Acessuas Trabalho, Kalliandra Gualter, a equipe da SEMCASPI atuará fazendo o monitoramento do percurso do usuário, identificando o seu perfil e o encaminhando para realização de cursos em instituições parceiras do programa como a Fundação Wall Ferraz, SEBRAE, SENAC, SENAI, entre outros. 

A técnica explica ainda que será realizado um ciclo de oito oficinas com duração de seis meses, que variam de quatro a oito encontros, com carga horária entre 1h30 e 3h de duração. Os temas das oficinas serão definidos de acordo com o perfil do público atendido e o limite é de 25 participantes para cada capacitação. 

“É um programa que merece ser prestigiado, especialmente no momento de crise que estamos vivendo, o Brasil participando como um todo e Teresina não é exceção, com uma grave crise de desemprego. A qualificação profissional, a requalificação, a busca de outras de oportunidades se constituem em alternativas necessárias para que os trabalhadores possam se qualificar em um momento como esse. O programa chega num momento importante, um grande mutirão para que esses 1.500 trabalhadores tenham uma oportunidade melhor de ganhar seu pão de cada dia,” ressalta o prefeito Firmino Filho. 

Acesso ao programa

Para ter o acesso ao programa, o usuário deverá ter idade entre 14 a 59 anos. O Acessuas Trabalho tem como público prioritário beneficiários do Programa Bolsa Família, pessoas inscritas no Cadastro Único, pessoas com deficiência, jovens egressos do serviço de fortalecimento de vínculos, adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas e pessoas em situação de rua. 

Interessados devem procurar o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) mais próximo portando os seguintes documentos: número de identificação social (NIS), identidade (RG), cadastro de pessoa física (CPF), título de eleitor, carteira de trabalho, reservista (sexo masculino) e comprovante de residência.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais