Cidadeverde.com
Geral

SAMU orienta crianças sobre os riscos e sintomas do AVC em Teresina

Imprimir

Foto: FMS

O que é Acidente Vascular Cerebral (AVC)? Quais os tipos? Quais os sintomas? Como prevenir? Para responder estes questionamentos, cerca de 60 crianças do Projeto Samuzinho do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Teresina tiveram aula sobre a temática na manhã deste sábado (16) e puderam aprender sobre essa doença, que é uma das principais causas de morte e de incapacidade adquirida em todo o mundo. 

A aula foi coordenada pela enfermeira do SAMU, Laurimary Caminha, que forneceu dica importante para identificar o AVC: “As letras da palavra SAMU são passos a serem seguidos para identificar sinais de possível AVC. O ‘S’ significa Sorria (pedir à vítima para sorrir e verificar se a sua boca ficou torta); o ‘A’ de Abrace (pedir à vítima para levantar os braços e verificar se ela fica sem força); o ‘M’ de Música (Pedir para repetir uma frase e observar se ela tem dificuldade de fala) e o ‘U’ de Urgente (É caso de urgência e o acompanhante pode ligar para o SAMU 192)”. 

“As crianças do Samuzinho saíram bem orientadas sobre esse assunto. Foi maravilhoso. Elas compreenderam que esses sinais devem ser reconhecidos rapidamente para que a pessoa possa ser levada para atendimento médico o mais rápido possível e, consequentemente, as chances de adquirir sequelas diminuam. Quanto maior a lesão cerebral, maior o número de sequelas. Nesse caso, podemos afirmar que tempo é cérebro”, ressalta Laurimary Caminha. 

O AVC acontece quando vasos que levam sangue ao cérebro entopem ou se ropem, provocando a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea. Existem vários fatores de risco para se desenvolver essa doença, a exemplo: sedentarismo, obesidade, uso de álcool, de cigarro, hipertensão, diabetes tipo II, colesterol alto, idade avançada, histórico familiar, ser do sexo masculino.

Da Redação
redacao@cidadeverde.com

Tags: Samu
Imprimir