Cidadeverde.com

Mauro Sérgio, de engraxate a universitário e escritor

Imprimir
Mauro é filho de uma família da cidade de Timon, no Maranhão. Desde cedo conviveu com os conflitos familiares. O pai era alcoólatra. Por muitas vezes presenciou brigas do pai com a mãe.
 
O motivo era sempre o mesmo, o alcoolismo, que o impedia de assumir as responsabilidades com a família. Algumas brigas terminavam com agressão física à mãe do garoto.
Aos oito anos de idade Mauro perde o pai, que morre atropelado depois de sair de um bar. A mãe do menino se viu sem condições de criar o filho e decide entregá-lo a um tio.
 

O garoto achou que a vida iria melhorar. Puro engano. A família era humilde, o tio pouco tinha pra alimentar os filhos e mais um sobrinho. Rebelde como era, o menino passou a ter uma relação conflitante com o tio. Como conseqüência vieram os maus tratos.

Um dia Mauro tomou uma decisão, iria para rua em busca das próprias sobrevivências. Começou a vagar pelas ruas do centro. Logo conseguiu um trabalho de engraxate. Mas o dinheiro era pouco. Nunca sobrava para levar para casa.

Para não enfrentar o tio, o menino preferia dormir na rua, ao relento, nos bancos da Praça Rio Branco. Aliás, a praça foi partes dos conflitos na vida do garoto, como sido preso por roubar graxa para sapato.

Foi na praça também que um dia o garoto encontrou as pessoas que iriam mudar sua vida. Mauro Sergio foi descoberto por educadores de um projeto social da prefeitura e levado para a instituição. A caixa de engraxate foi substituída por um caderno.
 

A graxa para sapato foi trocada por um lápis. A luta para sobreviver foi substituída por objetivos maiores. A missão dos educadores não foi difícil. Mauro logo adquiriu gosto pelos estudos. Desde o inicio o menino sempre teve o sonho de um dia mudar de vida.

Segundo ele, foi esse desejo interior que o impediu de resistir às tentações. Uma delas foi entrar no mundo das drogas. Destino que tiveram muitos de seus amigos. O resultado do trabalho com Mauro na instituição foi que ele estudou, encarou desafios, preconceitos e conseguiu vencer.

O exemplo é a aprovação no vestibular. Hoje, Mauro Sergio é estudante do curso de Psicologia. Paga as mensalidades com dinheiro de um programa do governo federal.

Outra grande vitória do jovem engraxate foi escrever um livro de poesias contando a própria história. Intitulada "Menino Matreiro", a obra relata em versos as passagens da vida do garoto e suas impressões sobre a vida.
 

Recentemente Mauro decidiu voltar à praça Rio Branco. Dois vários colegas que tinha encontrou apenas um. Os outros, conclui ele, “ou morreram ou também conseguiram vencer na vida, assim como eu”.

 
Conceição Santos (Cidadeverde.com)
Raimundo Lima (TV Cidade Verde)
[email protected]
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: