Cidadeverde.com

Corredor do HGV vira casa de mulher por 23 anos.CONFIRA

Imprimir
A história de dona Maria do Céu é, no mínimo, inusitada. Devido a uma doença que lhe trazia intensa dor nas costas, ainda jovem ela saiu da cidade de Caxias (MA) em busca de tratamento no Hospital Getúlio Vargas(HGV), em Teresina.
 

Em 1973, ela chegou ao centro de saúde e durante quatro meses nenhum exame foi feito, levando o caso a um quadro de paralisia nos membros inferiores.  Nesse momento, Maria do Céu retorna ao Maranhão e após sete anos vem novamente à Teresina, onde o Hospital Getúlio Vargas tornou-se a sua casa por 23 anos.

No local, ela convivia diariamente com pessoas doentes. Suas roupas e livros eram guardados em cima da maca onde dormia. Apesar disso, Maria do Céu sempre procurou levar uma vida normal. Ela produzia peças de artesanato e vendia dentro do HGV.  A vida dela tornou-se exemplo para médicos e enfermeiros que trabalhavam no hospital.
 

Ainda internada, a paciente prestou vestibular para o curso de teologia e foi aprovada. Ao concluir o curso fez ainda pós-graduação em Psicopedagogia, conquistas que pareciam impossíveis para muitos, inclusive para ela.
 

Ao retratar a história de Maria do Céu, a equipe de reportagem da TV Cidade Verde a levou para visitar o hospital. O retorno só foi possível após muita insistência, mas o momento foi de alegria para a mulher que viveu mais de 20 anos dentro de um local impróprio para a moradia humana. Uma história de exemplo e admiração para aqueles que conhecem a mulher forte.


Záira Amorim
zairaamorim@cidadeverde

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: