Cidadeverde.com

Diabetes: doença exige cuidado redobrado com a alimentação

Imprimir

Foto: Pixabay/ fotos gratis

Passar distante das iguarias encaradas por muitas pessoas: essa é a rotina de quem tem diabetes. Os alimentos que fazem a cabeça de um bom contingente de pessoas precisam ser evitados por um grupo seleto de portadores dessa doença. Assim, a dieta proibida para os diabéticos tem uma razoável quantidade de itens

Primeiro, é bom lembrar do que se trata o diabetes. É uma doença caracterizada pela elevação da glicose no sangue (hiperglicemia). Pode ocorrer devido a defeitos na secreção ou na ação do hormônio insulina, produzido no pâncreas pelas chamadas células beta.

Tipos

Tem duas versões mais conhecidas: tipo 1, resultado da destruição das células beta pancreáticas por um processo imunológico, ou seja, pela formação de anticorpos pelo próprio organismo contra as células, beta levando a deficiência de insulina; e tipo 2, que representa cerca de 90% dos casos. Ocorre quando o corpo não aproveita adequadamente a insulina produzida. Esse tipo de diabetes está diretamente relacionado ao sobrepeso, sedentarismo e hábitos alimentares inadequados.

As restrições

São proibidos para diabéticos: produtos ricos em açúcar (o próprio açúcar - branco ou mascavo), mel, chocolate, xaropes, licores, marmeladas, sucos embalados, refrigerantes, biscoitos, pasteis, tortas bolos, entre outros. Vale lembrar que é permitido o consumo com moderação de adoçantes como a sacarina e o aspartame.

A farinha refinada pertence ao grupo dos carboidratos, o que quer dizer que quando a ingerimos o nosso corpo automaticamente a transforma em glicose para depois ser transformada em energia.  Assim, é bom evitar o consumo de pão branco e massas em geral, sobremesa ou pratos elaborados com este ingrediente como pizza, macarrão ou diferentes produtos de padaria e confeitaria

Sódio

Os alimentos ricos em sódio também ganham restrição, já que promovem a retenção de líquidos e aumento da pressão arterial. Portanto, ficam fora da mesa do diabético: sal, produtos em conserva, temperos industriais, snacks, comidas pré-feitas e embutidos.

Gordura

As frituras também ficam de fora, assim como os alimentos ricos em gordura saturada (carnes ricas em gordura, pele do frango, salsicha, gema de ovo, produtos lácteos não-integrais, margarinas e óleos como o de girassol).

Frutas e bebidas

Algumas frutas também encontram restrição, casos da banana, uva, manga, abacaxi, melancia, papaia e frutas secas (figo e tâmaras, por exemplo). Por fim, a bebida alcoólica, de um modo geral, é riscada do mapa. Salvo vinho seco, espumantes ou cerveja light – em quantidades moderadas.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais