Cidadeverde.com

Wearable: tecnologia que auxilia na prática esportiva

Imprimir

Os avanços tecnológicos chegaram a todas as áreas da vida moderna. Na preparação física, não poderia ser diferente. E de uma forma bem interessante: “vestível”. Pois essa é uma das tendências apontadas para 2019 pela American College of Sports Medicine (ACSM), uma das entidades esportivas mais respeitadas do planeta. Foi a tendência número 1 em 2016 e 2017, antes de cair para o terceiro lugar em 2018. Agora em 2019 retorna para topo da lista.

Para se ter uma ideia, o volume de vendas mundiais de dispositivos vestíveis, os wearables, chegará a 225 milhões de unidades em 2019, aumento de 25,8% em relação a 2018. Os gastos de usuários finais com este segmento alcançarão US$ 42 bilhões neste ano. Do total, US$ 16,2 bilhões serão em relógios inteligentes (smartwatches). Os números são da Gartner, uma das grandes empresas do mercado de tecnologia.

Mas do que se trata?

A tecnologia wearable inclui os aparelhos e dispositivos tecnológicos que podem ser “vestidos” para auxiliar a prática de atividade física e a manutenção da saúde. Por exemplo: relógios e pulseiras que monitoram o batimento cardíaco, medem a distância e a velocidade da caminhada ou da corrida. Os gadgets mais complexos podem rastrear treinos de boxe, natação e ciclismo.

Conectados a smartphones, dão ao esportista amador a possibilidade de observar os treinos com um novo foco. É possível avaliar informações sobre o número de calorias gastas em um exercício, pontos de maior esforço físico e comparar dados com amigos. Assim, otimizando continuamente as práticas esportivas.

Como escolher?

Caso haja interesse pelos aparelhos, o primeiro passo é identificar as suas necessidades antes de comprar qualquer produto. Para buscar dados clínicos, o mais indicado é procurar orientação de um médico. Mas, se você busca informações sobre atividades físicas, o ideal é conversar com um profissional de Educação Física.

 

 

Fonte: Estadão Conteúdo

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais