Cidadeverde.com

Conheça os benefícios do tomilho para a saúde

Imprimir

Foto: Pixabay/ fotos gratis

Você conhece o tomilho?  Se ainda não, agora é o momento. Trata-se de uma das plantas mais comuns na cozinha, fácil de adquirir em lojas especializadas ou supermercados ou, até mesmo, de cultivar em uma horta.

O tomilho pode ser usado como efetivo condimento para dar aquele sabor na comida, principalmente a sopas e carnes. Curiosamente, seu uso como planta medicinal é menos conhecido. Seus atributos vão desde ser um bom fungicida até agente contra a acne.

Características

Para começar: seu nome científico é Thymus vulgaris, e seu cultivo é melhor em climas quentes e com boa quantidade de sol durante o ano. Suas flores são pequenas e roxas, enquanto as folhas se caracterizam por crescerem ao largo de ramos separados e finos.

Consumo

O chá de tomilho possui propriedades sedativas que ajudam a reduzir ansiedade, fadiga e depressão, além de ser rico em óleos voláteis, minerais, fenóis e flavonoides. Já seus fitoquímicos relaxam o trato digestivo e brônquios, beneficiando pessoas com congestão no peito e indigestão.

O óleo de tomilho já demonstrou forte atividade antibacteriana e antioxidante, além de proporcionar alivio a dores no corpo, incluindo juntas artríticas.

Remédio alternativo

Na medicina popular, é usado em forma de líquido para limpeza bucal, evitar a perda de dentes, laringites, feridas de boca, formação de placa bacteriana, dor de garganta, amigdalite e má-respiração. Compressas para congestão pulmonar, incluindo asma, bronquites, resfriados e gripe também entram na lista.

Além disso, seu uso é visto na forma de óleo, acrescentado a sabões e inalações antidepressivas, bem como óleos de massagem para músculos doloridos. Também serve contra reumatismo e é aplicado diretamente em verrugas

Cozinha

Na culinária, o tomilho é acrescentado a sopas, guisados, legumes, galinhas, saladas de frutas, quiabos e licor Beneditino. Também auxilia na digestão de comidas com alto teor de gorduras e calorias e ainda ajuda a preservar carnes.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais