Cidadeverde.com

Burpee: conheça detalhes deste treinamento desafiador

Imprimir

Foto: Pixabay/ fotos gratis

O treinamento funcional já é uma realidade nas academias. Algumas de suas vertentes também vão ganhando espaços. Isso porque ele é uma forma alternativa de praticar exercícios físicos para aquelas pessoas que não gostam da musculação ou que querem um complemento extra aos seus treinamentos clássicos com pesos.

Uma delas é o burpee. Nesse exercício, utiliza-se como resistência o próprio corpo. Ele é simples a ponto de ser realizado no próprio solo, sem a necessidade de equipamentos específicos. Fácil? Claro que não! A atividade é capaz de recrutar o corpo inteiro e o sistema cardiovascular e cardiorrespiratório.

Cuidados

Contudo, cabe uma ressalva: é necessário tomar alguns cuidados para que o burpee tenha máxima efetividade, como as formas corretas de execuções, o uso adequado e roupas e calçados e mesmo a realização em um ambiente seguro.

Benefícios

O burpee é capaz de promover inúmeros benefícios convenientes ao corpo, tanto fisicamente quanto na parte metabólica. Propicia, por exemplo, a queima de gordura corporal, visto que auxilia na solicitação dessa gordura armazenada como fonte de energia para a plena execução dos movimentos.

Há também a melhora na coordenação motora, uma vez que exige este tipo de elemento. Quanto maior for sua velocidade de execução (e intensidade), maior será a necessidade de aprimorar essa capacidade, exigido um bom trabalho do sistema nervoso central.

Outro ganho é na melhoria da resistência física, já que, por ser essencialmente aeróbio, incrementa essa resistência e estimula o bom uso do sistema cardiovascular. Por fim, graças à sua dinâmica, o burpee permite um novo desafio a cada nível. Dessa forma, se torna motivador, estimulando a não-interrupção dessa atividade a longo prazo.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais