Cidadeverde.com

Dicas para ajudar na alimentação saudável dos bebês

Imprimir

A preocupação com a alimentação dos bebês (até dois anos) é muito grande. Isso porque é uma fase decisiva para o desenvolvimento da criança, data dos primeiros contatos com alimentos. Mas o que é correto nessa situação. Pois o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) possui uma cartilha com 10 passos para ajudar as mamães e os papais.

A alimentação começa assim que o bebê nasce, com a amamentação. O leite materno é o alimento ideal. Ele tem todas as vitaminas e proteínas, além de proteger a imunidade. Até os seis meses, é o único alimento perfeito para o bebê.

Após seis meses

Nesse período, o açúcar está fora de cogitação. Ele é um dos maiores vilões para crianças antes dos dois anos. Mesmo depois, é preciso ter cuidado. Aos seis meses, então, começa a introdução de outros alimentos. Se, pela manhã e à noite, segue a amamentação, já é possível incluir frutas no lanche da manhã. No almoço, cabe um carboidrato, legume ou proteína.

Com oito meses

A partir dos oito meses, o bebê já pode comer praticamente tudo que a família come, desde que não tenha muito sal, gordura, tempero e, de preferência, que seja saudável. Nada de bolachas, salgadinhos e café.

Outra dica: incentive o bebê a mastigar. Mastigação fortalece a musculatura da bochecha, estimula a dentição e a fala. É muito importante que os alimentos sejam apenas amassados com o garfo

Interação

E nada de distrações, como celular ou tablet. Quando está comendo, a criança precisa ter atenção no alimento, na textura, aroma, paladar. Isso é muito importante. Também tem a interação com a pessoa que está ajudando. É o momento de conversar, falar sobre o alimento.

Por fim, é preciso sempre lavar bem as mãos, os alimentos e os utensílios. Isso elimina possibilidade do surgimento de bactérias.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais