Cidadeverde.com

Prefeito apresenta projetos no Ministério do Desenvolvimento

Imprimir

 Foto: Divulgação/ PMT

O prefeito Firmino Filho esteve reunido na tarde de ontem (27) com representantes do Ministério do Desenvolvimento Regional para apresentar projetos e obras em execução em Teresina. Os contratos mantidos com a Prefeitura somam cerca de R$ 711 milhões, recursos utilizados em obras de mobilidade urbana, drenagem, habitação, saneamento e estímulo à produção agrícola.

“Foi a nossa primeira audiência com o ministro Gustavo Canuto tratando dos projetos de Teresina e ele foi muito sensível com as nossas colocações, demonstrando abertura para continuar essa parceria tão importante para a nossa cidade”, ressaltou Firmino. 

Um dos projetos apresentados foi a utilização do antigo prédio do INSS como parte do Plano de reabilitação da área central de Teresina. A proposta é estimular que mais pessoas morem no centro da cidade e valorizar o pedestre no espaço urbano.  De acordo com o projeto, o prédio teria uso misto: o térreo seria utilizado para comércio e serviço e os demais pavimentos teriam 49 unidades habitacionais, com área variando entre 39m² e 54m².

Durante o encontro, Firmino apresentou uma série de intervenções que serão realizadas em Teresina através do Pacto Pela Mobilidade, como a construção dos corredores Norte II, Leste Sudeste e Norte Leste, além da conclusão do viaduto da Barão de Gurgueia e a Ponte do Poti.

Na área de drenagem urbana, o prefeito apresentou as obras da galerias da zona Leste e do Portal da Alegria, além de estudos de projetos em oito bacias da zona Norte. Obras de pavimentação na região do Santa Bárbara e Marginal Sul também estão previstas.

Ele destacou que, na questão do desenvolvimento rural, estão contempladas ações de saneamento, mobilidade, agricultura agroecológica e familiar, além da implantação de novas hortas.

A apresentação realizada pelo prefeito também mostrou as obras que estão sendo realizadas no Residencial Parque Brasil pelo Minha Casa, Minha Vida. No local estão sendo feitas 1.022 unidades habitacionais, incluindo casas e apartamentos, que serão moradia de famílias reassentadas pelo Programa Lagoas do Norte e vivem atualmente em áreas de risco. A previsão é que as obras sejam concluídas em março de 2020.

O prefeito aproveitou a reunião para tratar do fortalecimento da RIDE (Região Metropolitana de Teresina), composta por 15 municípios que reúnem 37% da população do Piauí. Com esta iniciativa, haveria um fórum capaz de buscar soluções compartilhadas para questões em várias áreas, além de fortalecer a administração e o planejamento dos municípios envolvidos.

Concluindo a apresentação, Firmino apresentou o calendário de inaugurações previstas na cidade. No primeiro semestre serão os terminais de integração Santa Lia e Zoobotânico (na zona Leste) e os corredores exclusivos das avenidas Presidente Kennedy, Wall Ferraz e Gil Martins. No segundo semestre, a previsão é entregar para a população os terminais Buenos Aires e Rui Barbosa e os corredores das avenidas Duque de Caxias e Rui Barbosa.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais