Cidadeverde.com

Primeira-dama recebe o Prêmio Nacional dos Direitos Humanos

Imprimir

A Secretária Estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Rejane Dias, recebeu na tarde desta segunda-feira, 15, o Prêmio Nacional dos Direitos Humanos 2008, na categoria Garantia dos Direitos das Pessoas com Deficiência, o primeiro da história concedido a um órgão, instituição ou personalidade do Estado do Piauí.

O presidente Luíz Inácio Lula da Silva e o governador Wellington Dias estiveram presentes na solenidade que aconteceu no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, durante a abertura da 11ª Conferência Nacional de Direitos Humanos.
 

Antes do início da solenidade, o presidente Lula, o Ministro da Saúde, José Gomes Temporão e o Ministro Paulo Vannuchi, da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH/PR) parabenizaram o governador Wellington Dias e a primeira-dama Rejane Dias pela conquista do Prêmio.

“O Piauí foi merecedor desse prêmio pelo trabalho que vem desenvolvendo a favor da inclusão das pessoas com deficiência”, disse Lula ao governador Wellington Dias, referindo-se especialmente ao Complexo Estadual de Reabilitação em Saúde e Educação Daniely Dias, composto pelo CEIR (Centro Integrado de Reabilitação), que atende pessoas com deficiência física, e pelo CIES (Centro Integrado de Educação Especial), que trabalho a inclusão escolar de crianças com deficiência mental.
 

“Tanto o presidente Lula, quanto os ministros José Gomes Temporão e Paulo Vanucci já estiveram no Piauí e visitaram o Complexo de Reabilitação. Eles ficaram encantados pela multiplicidade de atenção às pessoas com deficiência”, explica o governador Wellington Dias.

Segundo a secretária Rejane Dias, o prêmio significa o reconhecimento pelo trabalho que vem sendo realizado pelo Governo do Estado através da Seid. “O Estado do Piauí pela primeira vez ganha um prêmio de Direitos Humanos. Este é o reconhecimento do nosso trabalho na garantia dos direitos da pessoa com deficiência. O que nós estamos fazendo na verdade é reescrevendo uma história, como foi dito pelo ministro dos Direitos Humanos, Paulo Vannuchi, na defesa dos direitos da pessoa com deficiência na perspectiva maior dos direitos humanos. Só tenho é que agradecer a Deus, minha equipe, ao povo do Piauí, as entidades e movimentos sociais que também estão conosco e de forma muito especial a minha filha Danielly (que tem deficiência mental)”, ressalta Rejane Dias.

O governador Wellington Dias parabenizou a SEID pela conquista. “Esse prêmio também é de todos os que fazem o Governo do Estado e mais ainda, pertence a todos os piauienses. De fato, nós estamos desenvolvendo um trabalho integrado com todos os setores do Governo para o desenvolvimento do Estado, e com um dedicação especial para a inclusão da pessoa com deficiência. E temos o envolvimento de toda a sociedade. De forma que receber um prêmio dessa importância no ano em que o Brasil comemora os 60 anos da conquista dos direitos humanos aumenta ainda mais a nossa responsabilidade e é por isso que vamos continuar trabalhando para avançarmos ainda mais”, destacou.

O Prêmio Direitos Humanos, que está na 14º Edição, é uma honraria concedida pelo Governo Federal por meio da Secretaria Especial dos Direitos Humanos a pessoas e organizações cujos trabalhos em prol dos Direitos Humanos sejam merecedores de reconhecimento e destaque por toda a sociedade. Ele foi criado por decreto presidencial de 8 de setembro de 1995 e, desde então, todos os anos, diversas pessoas e instituições que atuam na causa dos direitos humanos tiveram seus esforços reconhecidos e homenageados. Na edição de 2008 o Prêmio apresenta um enfoque especial por ser realizado no contexto das comemorações dos 60 Anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Da redação
[email protected]


Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: