Cidadeverde.com

FMS diz que não existe suspeita de febre amarela em Teresina

Imprimir

A Gerência de Zoonoses da Fundação Municipal de Saúde (FMS) informa que, como responsável pelas ações relacionadas à prevenção, controle e vigilância das zoonoses, endemias e agravos relacionados a animais peçonhentos, segue um protocolo de rotina de exames para todos os primatas não-humanos (macacos, saguis) mortos que são detectados em Teresina. 

De acordo com este protocolo, inicialmente é feito o exame para raiva na própria Gerência de Zoonoses; se o resultado for negativo, o próximo passo é o encaminhamento de amostras, via LACEN, para o Instituto Evandro Chagas, referência em arboviroses para o Piauí.

A gerente Oriana Bezerra esclarece que, além de febre amarela, são feitos por rotina diversos exames para todos os tipos de arboviroses, além de outros vírus como o da herpes. “Teresina não é uma área endêmica, ou seja, propícia para o aparecimento de febre amarela. Nós enviamos as amostras como protocolo de rotina para a vigilância, sendo que todos os resultados que temos recebido dão negativo. Ou seja, não existe essa suspeita de febre amarela”, diz.

Oriana lembra ainda que a morte dos animais pode inclusive ser por outras causas, como intoxicação por agrotóxicos ou raticidas, e mesmo assim todas as possibilidades são investigadas. “É preciso que a gente conheça como é o protocolo de cada agravo, de cada enfermidade com o objetivo de não causar interpretações equivocadas em relação a esses agravos”, conclui a gerente.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais