Cidadeverde.com

Governador exigirá cursos de gestão e diz que nova equipe terá perfil técnico

Imprimir

Foto: Letícia Santos

O governador Wellington Dias (PT) vai exigir do novo secretariado cursos de gestão e contratos de metas. Antes de viajar para Orlando - em férias familiar - Wellington Dias informou ao Cidadeverde.com que pedirá a equipe que faça treinamentos nas Escolas do Governo, do Judiciário e do Tribunal de Contas do Estado (TCE). 

Dias não adiantou nenhum nome para a nova equipe, disse apenas que "está bem pertinho" de fechar o secretariado, mas afirmou que terá gestores técnicos e políticos.  Veja aqui os nomes mais cotados para cada Secretaria. 

"O perfil vai na direção de ter em cada área pessoas com conhecimento técnico, experiência prática com uma história", disse o governador.

A proposta do governador de exigir cursos para os gestores é para evitar que eles aprendam na marra ou caiam em armadilhas financeiras. Os treinamentos são para os gestores saberem fazer prestação de contas, acompanhar orçamentos, veem o sistema de convênios e o de monitoramento de obras e outros.

"Para que o secretário não cometa erros por desconhecimento. São cursos para que ele saiba como preparar um projeto, como observar a LRF, a LOA e a PPA. São cursos de qualificações não só para o secretários para os superintendentes e os diretores financeiros", explicou Ricardo Pontes, secretário de Administração. 

O governador disse ainda que conversou com o presidente do Tribunal de Contas e acertaram que imediatamente a montagem da equipe, irá fazer um evento técnico. 

"Vamos trabalhar uma formação para que possamos seguir não só pela legalidade, mas existem algumas virgulas que são exigências, às vezes infralegais, é uma portaria, é alguma coisa que passa desapercebido e a gente quer cumprir todas as normas".

Além dos cursos, o governador prepara contratos de gestão com pactuação de metas. Em um ano, Wellington Dias exigirá que a nova equipe cumpra o que foi planejado, caso contrário o gestor poderá ser exonerado do cargo.

 

Flash Yala Sena
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais