Cidadeverde.com

Ernesto Araújo ataca FHC e diz que Brasil guiou EUA

Imprimir

Ernesto Araujo (Foto: Wilson Dias/Agência Brasil)

Em artigo publicado em seu blog, neste domingo (3), o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, atacou Fernando Henrique Cardoso por suas declarações sobre a crise na Venezuela, dizendo que o ex-presidente defende "tradições inúteis de retórica vazia" e que ele "abertamente desprezava" o povo brasileiro e os eleitores de direita.

No texto, intitulado "Contra o consenso da inação", Araújo também afirma que foi o Brasil que guiou os Estados Unidos nas decisões tomadas recentemente em relação à crise na Venezuela, e não o contrário.

Na última quinta (28), FHC havia postado em seu Twitter que "novas eleições livres são o caminho para o futuro democrático na Venezuela" e que "intervenções militares não conduzem à democracia".

Araújo criticou FHC, dizendo que ele usa "o mais surrado dos artifícios retóricos" ao criar "uma falsa dicotomia" entre consenso e intervenção armada no país vizinho. "Ao contrário de FHC, eu acredito na diplomacia, porque acredito na força da palavra e do espírito humano para mudar a realidade, porque não sou cínico nem materialista, porque acredito no povo brasileiro, esse povo dos 'grotões' que FHC abertamente desprezava (assim como desprezava e despreza os eleitores de direita que o fizeram presidente duas vezes)", escreveu o chanceler.

No texto, Araújo critica a tradição da política externa brasileira nos últimos 25 anos, baseada no "consenso", que ele qualifica de "infame". Afirma que essa tradição permitiu a consolidação de Hugo Chávez e de Nicolás Maduro no poder na Venezuela, assim como a entrada do país no Mercosul e o "predomínio crescente do bolivarianismo na América do Sul concebida como um bloco socialista".

"Insistir agora em que esse consenso continue a prevalecer na esfera da política externa, por temor e preguiça, sob o pretexto de 'manter as tradições', seria trair o povo brasileiro", escreveu.

Segundo o chanceler, "uma grande liderança democrática venezuelana" disse a ele que foram as iniciativas do Brasil que "mobilizaram os próprios EUA a romperem a inércia em que se encontravam até o início de janeiro e a virem colocar seu peso político em favor da transição democrática". "Não foi o Brasil que seguiu os EUA, mas antes o contrário."

Araújo também teceu críticas ao ex-ministro Rubens Ricupero ao afirmar que abraçou o autoproclamado presidente interino da Venezuela, Juan Guaidó, "enquanto Rubens Ricupero e Fernando Henrique Cardoso escreviam seus artigos espezinhando aquilo que não conhecem, defendendo suas tradições inúteis de retórica vazia e desídia cúmplice".

 

Fonte: Folhapress 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais