Cidadeverde.com

Exposição 'Basta, Exigimos Viver' retrata violência contra mulher no Piauí

Imprimir

O Dia Internacional da Mulher inspirou uma exposição que está instalada no Museu do Piauí, no Centro de Teresina. A mostra tem como tema ‘Basta, Exigimos Viver’ e a proposta é chamar a atenção da sociedade sobre a violência que as mulheres vêm sofrendo no estado.

A exposição fica exposta até o dia 15 de março e lembra o nome de mulheres piauienses que levantaram bandeiras de luta contra todos os tipos de opressões. Além disso, traz fotos com informações sobre a morte de várias piauienses vítimas de feminicídio. No espaço, também há um local com um quadro negro para as pessoas deixarem mensagens para homenagearem alguma mulher.

A diretora do Museu, Dora Medeiros, informou nesta sexta-feira (8), em entrevista ao Jornal do Piauí, que a instalação foi feita de forma proposital tentando montar um ambiente “bem tenso”. Ela falou que a mostra tem um caráter denuncista, para que as pessoas reflitam que os crimes contra a mulher não podem mais acontecer.

“Eu acho que a Lu Rebordosa, a grande artista que trouxe essa instalação para o Museu, trouxe esse momento muito forte de denúncia mesmo, da violência contra a mulher, da questão do feminicídio. E essa exposição faz com que a gente reflita bastante porque temos que dar um basta mesmo", falou.

Dora Medeiros convidou a comunidade, e especialemente os homens, a visitarem o Museu para conhecer mais sobre o tema e sobre a histórias. 

Durante a tarde deste 8 de Março, haverá debates sobre o tema violência contra a mulher. “Pra a gente procurar saber o que faz com que isso continue acontecendo, toda essa violência”.

No final da tarde, a Companhia Luzia Amélia fará uma performance artística e no pátio haverá um momento de descontração, com microfone aberto para as pessoas se expressarem espontaneamente, recitando poesia, por exemplo. 

 Foto: Reprodução/ Cidadeverde.com

Lyza Freitas
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais