Cidadeverde.com

Concurso oportuniza pintores a criarem um rosto para Esperança Garcia

Imprimir

 Foto: Arquivo/ Cidadeverde.com

O Conselho Estadual de Cultura do Piauí lançou nesta sexta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, o Concurso Um Rosto para Esperança Garcia. O Presidente do Conselho, professor Cineas Santos, explicou que o concurso permite que artistas plásticos desenvolvam uma criação da face da negra escrava considerada a primeira advogada do Piauí. As produções dos concorrentes podem ser apenas no campo da pintura, nas mais variadas técnicas. 

“É necessário que o piauiense tenha uma ideia de quem teria sido Esperança Garcia. Nós temos dificuldade de trabalhar com abstração. Você fala Esperança Garcia, uma negra escrava que sabia ler, mas se você não cria uma imagem dificilmente as pessoas vão fixar”, explicou sobre a motivação para a realização do certame. 

Cineias informou que todas a informações estão em edital no site do Conselho. As inscrições foram abertas hoje e podem ser feitas até o dia 17 de abril. O vencedor receberá o prêmio de R$ 1 mil. 

“É um concurso aberto ao público, qualquer artista do Piauí, ou residente no Piauí há mais de 10 anos pode participar. A tela terá a dimensão de 50 por 40 e o artista pode usar a técnica que quiser. Não há maior exigência, e o vencedor receberá o prêmio simbólico de R$ 1 mil e os demais receberão um certificado de participação. E vamos transformar isso em uma exposição itinerante para que as escolas, as crianças possam entender, ao lado da exposição, o texto da carta. Para que as pessoas percebam a importância de Epserança Garcia para a luta em defesa da mulher negra no Piauí”, concluiu.

Lyza Freitas
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais