Cidadeverde.com

Dicas importantes para fazer abdominais eficientes durante atividade

Imprimir

Foto: Pixabay/ fotos gratis

Exercício abdominal não é das coisas mais difíceis, mas exige alguns cuidados. Executar da forma errada, além de não ajudar na tonificação do abdômen, pode provocar lesões.

Basta entrar em uma academia para constatar diversas pessoas executando a tarefa com inúmeras variações. Mesmo assim, os resultados muitas vezes não são os desejados. Por que isso acontece? Talvez o problema esteja na técnica utilizada.

Postura

A primeira dica é manter as costas retas. Independentemente de qual variável abdominal você executa, as costas - e especialmente a zona lombar - devem estar alinhadas. É um erro muito comum arquear a coluna. Desta forma, estamos “transferindo” o esforço para essa área e não para o lugar que estamos tentando exercitar.

Também não adianta nada correr na execução dos abdominais, se eles não forem feitos adequadamente.  É sempre melhor quando o movimento é lento e bem controlado – quando ele é rápido e não guiado, leva apenas a dor e lesões.

Sinal de alerta

Dor no pescoço durante a execução significa que o exercício não está sendo feito corretamente. Uma dica é apoiar o queixo no peito ou deixa-lo o mais próximo possível. E não se esqueça de colocar as mãos atrás do pescoço e de segurá-lo bem. Além disso, deixe os cotovelos sempre voltados para fora e os braços bem abertos.

Respiração

Prestar atenção à forma de respirar também é importante. Para fazer abdominal corretamente, a técnica é a seguinte: inspirar antes de contrair o abdômen e expirar ao contrair. Ou seja: irá pegar o ar quando as costas estiverem descansando e soltá-lo quando terminar a subida.

Se você sempre faz os mesmos exercícios, os músculos se acostumam e não mudam.  No caso dos abdominais, a boa notícia é que existem dezenas de opções. Ou seja, dá para fazer com as pernas flexionadas, esticadas ou levantadas, com o tronco reto ou para os lados, com uma bola ou um elástico.

Por fim, é bom não se esquecer do alongamento após a sessão de abdominais.  Ele permitirá que você recupere melhor a área exercitada e relaxe um pouco.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais