Cidadeverde.com

Em Teresina, IPTU sofre reajuste de R$ 3,86% e cota única terá desconto de 7%

Imprimir

Em Teresina, a taxa do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) sofreu um reajuste de 3,86% em 2019 e quem optar por pagamento de cota única terá um desconto de 7%. Já para quem quer pagar parcelar, pode dividir em até seis vezes, contato que sejam de no mínimo R$ 10 reais cada. O coordenador especial da Receita do Município, Alexandre Castelo Branco, explicou nesta segunda-feira (11) que o percentual de reajuste corresponde apenas a atualização da inflação.

Os carnês do tributo já estão sendo entregues nos imóveis, mas a segunda via do boleto de pagamento pode ser adquirida na página do IPTU no site da Prefeitura de Teresina. 

“O código tributário do município estabelece que os valores básicos de cálculo do IPTU devem ser atualizados pela inflação do período do ano anterior. De janeiro a dezembro considera-se o IPCAE, que é o índice de preço ao consumidor e totalizando esse período, deu 3,86%. Então só ocorreu essa atualização monetária para impedir a perda do valor arrecado com esse tributo”, informou Alexandre sobre o aumemto da taxa neste ano.

Ele afirmou que dia 29 de março é o prazo final para fazer pagamento de cota única ou também para o pagamento da primeira parcela de quem vai pagar parcelado. “Então se você tiver alguma dificuldade para pagar o boleto, acesse a página da prefeitura e lá, na parte de baixo tem um banner IPTU 2019, e você consegue imprimir o boleto”.

Sobre o atraso no pagamento do boleto, ele acrescenta que se o teresinende perder a data de vencimento, não dá para usar o mesmo boleto para pagar. “Porque quando você não paga na data de vencimento do boleto já incide automaticamente multas e juros e o boleto vencido não inclui essas multas e juros. Então você vai ficar devendo a prefeitura sem saber, achar que está quite e na verdade não, e vai ser submetido a todas as restrições de cobrança, como se não tivesse pago nada do IPTU. É claro que vai estar sendo cobrado peal diferença do que não foi pago (multas e juros)”

Foto: Arquivo / Agência Brasil

Lyza Freitas
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais