Cidadeverde.com

Ghee: conheça os benefícios da manteiga clarificada

Imprimir

Foto: Wikipedia

Você já ouviu falar no ghee? Também chamado de ghi ou manteiga clarificada, esse ingrediente é muito popular na Índia. Embora não seja propriamente um tempero, seu uso é eficaz no preparo de diferentes receitas, já que consegue substituir muito bem tanto a margarina quanto a manteiga. Além disso, possui alguns benefícios adicionais.

O ghee tem como diferencial não possuir lactose, o que é perfeito para intolerantes. Outra vantagem do ingrediente é ser completamente livre de sódio. O mineral em si é importante para a nossa saúde. Entretanto, por estar presente em boas quantidades em outros alimentos, soa importante cortá-lo na medida do possível. Por isso, aparece na frente da disputa em relação à margarina e à manteiga

Digestão

Os dois últimos, por sinal, não são exatamente alimentos associados a uma boa digestão. O mesmo não acontece com o ghee. Isso porque a composição química das suas moléculas de gordura é menor do que a de outros ingredientes. Com isso, sua digestão se torna mais fácil.

Além disso, é rico em vitamina A, que deixa os cabelos mais fortes, melhora a vitalidade da pele, a visão noturna e ainda ajuda no crescimento. Também é antioxidante, o que significa que combate os radicais livres no corpo, evitando o envelhecimento precoce e o surgimento de diversas doenças, o que inclui o câncer.

Sem excessos

Tudo em excesso faz mal, e o ghee não é uma exceção. Afinal, é uma gordura, e por isso pode trazer problemas para a saúde como qualquer outra. Então, é preciso tomar cuidado para não consumir o ingrediente em quantidades exageradas.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais