Cidadeverde.com

Urina de cães corrói pilares e põe risco à estrutura de viaduto no Promorar

Imprimir

A urina de cães e de pessoas está contribuindo para o desgaste da estrutura de pilares de um viaduto que fica no bairro Promorar, zona Sul de Teresina.

A constatação foi feita pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí (CREA-PI) depois de fazer uma inspeção no local. O presidente do CREA, Ulisses Filho, fez um alerta sobre a deterioração das pilastras. Ulisses Filho afirmou que embora o viaduto não corra o risco de desabar nesse momento, a situação é “preocupante”.

Nesta quarta-feira (13) o presidente observou, em entrevista ao Jornal do Piauí, que parte do concreto na parte próxima ao chão se desgastou deixando as hastes de aço expostas. Aço este que está enferrujado e sendo corroído cada vez mais por causa da urina dos animais. Ele diz que é necessário um reparo urgente e que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes no Piauí (DNIT-PI) já se comprometeu em realizar os reparos. 

“A estrutura dos pilares está no processo de corrosão das ferragens, decorrente, eventualmente, de urina de cachorro e de seres humanos também, só na base. E essa urina está infiltrando no concreto, que é antigo, não é muito sólido, e isso atingiu as ferragens. As ferragens estão se oxidando. Então isso é preocupante. Obviamente que no começo agora não tem risco nenhum, de (o viaduto) cair. Em tese não teria risco de cair, mas com o passar do tempo e com o volume de carga que passa por cima do viaduto, pode ter problemas futuros”, explicou.  

Ele complementou: “Oficiamos o DNIT, que nos comunicou que já está providenciando uma ação”.

O viaduto é composto por nove pilares e o DNIT informou à TV Cidade Verde que deve iniciar um procedimento de envelopamento, a exemplo do que fez com outro viaduto próximo ao local. O presidente do CREA informou que como o problema está no início, o tipo de reparo serve solucionar o desgaste.

 Foto: Reprodução/ TV Cidadeverde.com

Lyza Freitas
[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais