Cidadeverde.com

Relatório comprova qualidade da água distribuída em Teresina

Imprimir

A água que chega até as casas dos teresinenses atende aos padrões de qualidade e potabilidade exigidos pelo Ministério da Saúde. Mensalmente, a Águas de Teresina realiza mais de 20 mil análises na água e o relatório anual com o resultado desses testes está sendo entregue aos usuários junto com a fatura dos serviços de água e esgoto.

O sistema de abastecimento em Teresina é composto por duas Estações de Tratamento de Água: ETA-Sul e ETA-Norte. Ambas captam água do Rio Parnaíba, maior rio genuinamente nordestino. Além disso, o sistema de fornecimento de água tratada na cidade conta ainda 75 poços tubulares profundos ativos.

Toda água distribuída é monitorada pelo laboratório próprio da Concessionária, cujas amostras são submetidas diariamente a exames bacteriológicos e físico-químicos. Nos testes, são analisados turbidez, cloro residual livre (CRL), cor, coliformes totais (CT), Ph e Escherichia Coli (E. Coli), em padrões definidos pela PRC nº 5 de 28 de setembro de 2017, Anexo XX, do Ministério da Saúde.

“Faz parte da nossa relação de transparência com o cliente disponibilizamos esse acompanhamento das informações de qualidade da água na fatura todos os meses. Iniciamos a entrega do informativo com o resultado das análises da água distribuída em 2018, que atesta que a água é potável e segura para o consumo humano”, destaca Cláudio Guilherme, gerente de operações da Águas de Teresina.

A entrega do relatório anual de qualidade da água será feita pelos leituristas da concessionária, que estão devidamente uniformizados e portando o crachá de identificação. Os colaboradores usam uniforme na cor cinza, com faixas refletoras amarelas.

A divulgação do material aos clientes atende ao Decreto Federal 5.440, de 04/05/2005, que institui os instrumentos para que essas informações cheguem ao consumidor. Além do informativo que será entregue aos usuários, a Águas de Teresina divulga de forma mensal, nas faturas, o resultado periódico das análises. O Relatório Anual de Qualidade da Água 2018 também pode ser acessado no site da empresa (www.aguasdeteresina.com.br).

 

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais