Cidadeverde.com

Zózimo Tavares lança livro sobre biografia de Alberto Silva neste sábado (16) na APL

Imprimir

Foto: Divulgação/ Zózimo Tavares

O jornalista e escritor Zózimo Tavares vai lançar na Academia Piauiense de Letras (APL) seu mais recente livro: "Alberto Silva – Uma biografia”.

O livro conta a trajetória profissional e política do engenheiro, ex-governador e ex-senador Alberto Silva, um dos principais personagens da vida pública piauiense, na segunda metade do século 20.

O lançamento será neste sábado, às 10h, na Academia Piauiense de Letras, na zona Sul de Teresina. 

Com 304 páginas, o livro narra a história do ex-governador desde o seu nascimento, na Ilha Grande de Santa Isabel, em Parnaíba, em 10 de novembro de 1918, até o final de seu primeiro mandato de governador do Piauí (1971-1975). Além de reconstituir o panorama social, econômico, cultural e político da época, a partir da Redemocratização de 1945, a obra mostra os fatos marcantes da carreira política do biografado, iniciada com a eleição para prefeito de Parnaíba, em 1948. Ele deixava aí o seu cargo de engenheiro da Central do Brasil, no Rio de Janeiro, para ingressar na política, atividade que exerceu pelos 60 anos seguintes.

Depois de sua primeira eleição de prefeito, conquistou um mandato de deputado estadual, ao qual renunciou para assumir a direção da Estrada de Ferro Central do Piauí, no início dos anos 1950. Outra vez foi diretor da Estrada de Ferro no início dos anos 60. Incompatibilizado com as forças políticas locais, teve que se mudar para o Ceará. Só voltou ao seu Estado natal quase dez anos depois, já na condição de governador. A obra recompõe o exílio profissional de Alberto Silva no Ceará, onde realizou a obra de eletrificação de todo o Estado, credenciando-se a ser indicado para o Governo do Piauí, contra os interesses da elite política piauiense.

No governo, realizou uma obra que revolucionou o Piauí, em todas as áreas, sendo lembrado como o governador que pôs o Estado na modernidade.

O livro mostra também os bastidores das disputas políticas no Piauí, a partir das eleições de 1947, e as sucessivas configurações do quadro político estadual. Além disso, traz um rico registro iconográfico, em dois cadernos de fotografias impressas em papel couché, tanto de obras quanto de personalidades que marcaram a política estadual.
A obra resulta de uma vasta e demorada pesquisa do autor, iniciada em 1991, quando Alberto Silva concluiu o seu segundo mandato de governador. Para escrevê-lo, o autor entrevistou o biografado com exclusividade diversas vezes, ao longo de vários anos, conseguindo dele grandes revelações sobre muitos episódios da política e da administração estadual. Escrito em linguagem jornalística, clara e direta, é uma publicação que traz grande contribuição para a historiografia do Piauí, sendo uma leitura atraente para professores, alunos, pesquisadores e demais interessados na história recente do Piauí.
 
Sobre a obra
Título: “Alberto Silva – Uma biografia”
ISBN: 978-85-67525-09-9
Total de páginas: 304, com fotografias
Autor: Zózimo Tavares
Editora: Bienal
Lançamento: 16 de março de 2019
Preço unitário: R$ 50,00

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais