Cidadeverde.com

Stevia: conheça as vantagens deste adoçante natural

Imprimir

Foto: Pixabay/ fotos gratis

Você conhece stevia? Se ainda não, saiba que ela pode ser uma aliada na busca pela boa forma, especialmente quanto ao açúcar. Isso porque, além de ser um adoçante natural e não ter calorias, ela ainda adoça 300 vezes mais do que o açúcar comum.

Trata-se de um adoçante natural não calórico feito com a planta stevia rebaudiana bertoni, um arbusto herbáceo presente no norte do Paraguai e no Brasil. O adoçante produzido com essa planta tem se popularizado graças a sua capacidade de adoçar os alimentos em cerca de 300 vezes mais do que açúcar.

Vantagens

Entre os benefícios, além de não conter calorias, há estudos que comprovam que os adoçantes à base de glicosídeos de esteviol não provocam cáries. Além disso, a stevia é capaz de reduzir a glicemia pós-prandial (após as refeições) de pacientes com diabetes tipo 2.

Por outro lado, isso mostra que o uso de stevia pode modificar o resultado de testes de tolerância à glicose, reduzindo significativamente os níveis de glicemia. Portanto, a stevia deve ser evitada antes de realizar exames de rastreamento ou diagnóstico de diabetes durante a gestação.

Comparação

O fato de ser um adoçante 100% natural faz com que ela seja considerada mais saudável que os edulcorantes artificiais (ciclamato de sódio, aspartame e acessulfame K, sacarina sódica), com exceção da sucralose, que é um edulcorante artificial, porém seu consumo é seguro também.

Na comparação com o açúcar comum, como já citado, a stevia adoça 300 vezes mais. Entretanto, mesmo com esse alto poder de adoçar, a stevia ainda fica atrás da sucralose que adoça entre 600 e 800 vezes mais que o açúcar.

Emagrecimento

A stevia pode sim auxiliar no emagrecimento. Entretanto, um produto ser à base de stevia como adoçante não significa que seja extremamente saudável e que sozinho ajudará na perda de peso. É necessário avaliar os demais ingredientes.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais