Cidadeverde.com
Geral

Nova UBS do Parque Piauí será entregue na próxima sexta-feira

Imprimir

Foto: Ascom/FMS 

Cerca de 15 mil pessoas da zona Sul de Teresina serão beneficiadas com o funcionamento da nova sede da Unidade Básica de Saúde (UBS) Diocina de Sousa Lima Neta, gerenciada pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) e localizada no bairro Parque Piauí. A solenidade de inauguração irá acontecer na próxima sexta-feira (22), a partir das 12 horas.

Com área construída de 456,91 m², a nova UBS leva o nome de Diocina de Sousa Lima Neta Silva, que foi presidente da Associação dos Moradores do Parque Piauí e ocupou cargos administrativos na Prefeitura. Além disso, a Unidade contará com 4 equipes de Estratégia de Saúde da Família que devem atender moradores do bairro Parque Piauí e adjacências. O valor do investimento correspondeu a R$ 994.008,49, oriundo do Governo Federal.

Segundo o presidente da FMS, Charles Silveira, a inauguração dessa UBS faz parte da requalificação da Atenção Básica de Teresina. “Muitas UBS funcionavam em prédios alugados ou dentro de ambientes hospitalares. Essa Unidade do Parque Piauí, por exemplo, era a última que ainda funcionava dentro de hospital. O objetivo é que todas as UBS tenham sede própria.”

A nova UBS obedece às exigências do Ministério da Saúde (MS). “A FMS adaptou o projeto original do MS às peculiaridades da nossa região, como exemplo, ao invés da colocação de telha cerâmica foi utilizada a termoacústica, que requer menor manutenção e melhora a sensação térmica para os pacientes”, destaca a Chefe de Núcleo de Projetos e Obras da FMS, Natássia Sales.

“Nas Unidades Básicas de Saúde, os usuários podem receber atendimento básico e gratuito nas áreas clínicas. São ofertadas consultas médicas e de enfermagem, inalações, injeções, curativos, vacinas, coleta de exames, tratamento odontológico, fornecimento de medicação básica e, em casos específicos, encaminhamento para consultas especializadas”, ressalta o diretor de Atenção Básica da FMS, Francisco Pádua.

Conheça a estrutura da UBS do Parque Piauí

Para o completo funcionamento da UBS, foram construídos dois consultórios com sanitários, uma sala de recepção e espera, quatro consultórios indiferenciados, quatro consultórios odontológicos, três sanitários adaptados para pessoas com necessidades especiais, dois banheiros para funcionários, uma copa, um almoxarifado e uma sala de administração e gerência.

Há ainda três depósitos de resíduos, uma sala de arquivo, um SAME, uma sala de inalação coletiva, uma sala de curativo, uma sala de vacina, uma sala de atividade coletiva, uma sala de coleta de sangue para exame, uma sala de observação/procedimentos, uma sala de dispensação de medicamento, uma sala de esterilização e, também, um expurgo.

 

Da redação
redacao@cidadeverde.com

Imprimir