Cidadeverde.com

Emoção marca entrega de Laringes Eletrônicas para pacientes do SUS

Imprimir

Fotos: Assessoria HSM

Aconteceu na manhã dessa terça-feira, 19, a entrega de 10 Laringes Eletrônicas, aparelhos que gerão vozes, para pacientes laringectomizados do Sistema Único de Saúde (SUS) atendidos na Associação Piauiense de Combate ao Câncer do Hospital São Marcos. 

A doação veio da Associação de Câncer de Boca e Garganta (ACBG) de Florianópolis – Santa Catarina que executa o Projeto Rede+Voz Brasil  do Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON), em parceira com Associação Brasileira dos Portadores de Câncer em todo o Brasil, com o objetivo de “dar voz a quem não tem”.

Em todo o país estão sendo doados 350 aparelhos, avaliados em torno de R$ 2.000,00. “O projeto tem por objetivo dar uma voz aos sobreviventes de câncer de laringe. Os pacientes que foram submetidos a Laringectomia Total (extração da laringe), onde ficam as cordas vocais, tornam-se deficientes da fala permanentemente” explica o cirurgião de cabeça e pescoço Luis Bastos. 

A laringe eletrônica é um equipamento eletrônico portátil com baterias recarregáveis que permitirá que possam se comunicar minimamente, apesar de emitir um som metálico, robótico e diferente, facilita a realização de necessidades básicas de convívio social.

Participaram do evento, além dos pacientes, médicos da Clínica Cabeça e Pescoço, oncologistas, fonoaudiólogos e da equipe multiprofissional: fisioterapeutas, odontólogos, psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais, nutricionistas e coordenadores do SUS.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais