Cidadeverde.com

Beach rugby é opção para se exercitar ao ar livre

Os esportes em areia são uma excelente opção para se exercitar ao ar livre. Apesar das modalidades mais tradicionais serem o frescobol e o vôlei, outras opções estão ganhando atenção no Brasil. É o caso do beach rugby.

Cada time deve conter cinco participantes. São jogados dois tempos de 5 minutos cada, com 2 minutos de intervalo entre eles. Ao contrário do rugby tradicional, em que são disputados dois tempos de 40 minutos cada na modalidade com 15 jogadores em cada equipe.

Facilidades

O beach rugby traz uma maior facilidade quando comparado ao rugby tradicional, já que pode ser praticado em espaços reduzidos. Os custos também são menores, uma vez que se utilizam menos equipamentos - chuteiras, protetores e afins não são necessários

Além disso, o rugby melhora a capacidade física, principalmente em relação à maior eficiência cardiorrespiratória e aumento da força e resistência muscular. Vale lembrar que é um esporte que promove a disciplina, coordenação, raciocínio estratégico e lógico, além da interação social

Cuidados necessários

Dois tempos de 5 minutos são extremamente desgastantes. Isto porque a areia reduz a velocidade e aumenta a exigência física. Os choques também passam a ser mais constantes. E as fintas e dribles são afetados pela perda de mobilidade, uma vez que os pés afundam na areia.

Também cabe ressaltar a necessidade de um condicionamento físico adequado, além do descanso entre as partidas.

Por fim, um bom aquecimento, orientado e variando alongamentos e trabalhos de deslocamento, pode reduzir o risco de lesões, já que a instabilidade é um fator presente neste tipo de campo.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais