Cidadeverde.com
Vida Saudável

Conheça os alimentos que ajudam a parar de fumar

Imprimir

Foto: Pixabay/ fotos gratis

Abandonar maus hábitos é essencial para uma boa qualidade de vida. E entre os vícios mais prejudiciais à saúde está o fumo. É certo que parar de fumar é uma tarefa bem difícil, mas existe uma importante aliada nesse objetivo: a alimentação.

Além da força de vontade e dedicação, uma dieta adequada pode não apenas te ajudar a vencer o hábito, como também a combater possíveis efeitos colaterais do processo, como ansiedade, depressão, aumento de peso e compulsão por doces, entre outros.

Alguns itens podem desintoxicar e tirar a nicotina do sangue, diminuindo assim os sintomas das crises de abstinência.

Cenoura

Possui vitamina A, que auxilia na proteção dos pulmões e também ajuda a eliminar os radicais livres provocados pelo tabaco.

Gengibre

Esse tempero natural tem gingerol, uma substância que tem ação antioxidante e melhora o funcionamento dos sistemas respiratório e circulatório. Ele também aumenta o metabolismo, o que exige um maior gasto de energia.

Arroz integral

Grão que é rico em selênio, mineral que também possui ação antioxidante e ajuda a eliminar os radicais livres causados pelo fumo.

Brócolis

Vegetal que contém sulforafano, substância que aumenta a atividade da proteína NRF2. Isso é benéfico, pois ajuda a reduzir os danos nos pulmões de quem possui doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), bronquite crônica e enfisema, problemas decorrentes do fumo.

Alho

Além de auxiliar na remoção do excesso de muco na cavidade torácica, o que contribui para expulsar as toxinas do cigarro, o alho contém ainda outros nutrientes, como vitaminas A e C, potássio, fósforo, selênio, aminoácidos e enxofre

Leite

Se você deseja parar de fumar, invista em um copo de leite por dia. A bebida piora o sabor do fumo, além de ser fonte de vitamina B, que permite eliminar a nicotina do organismo.

Evite

O café e o álcool são gatilhos para a vontade de fumar, procure evitá-los. Alguns substitutos bons são os chás suaves como os de camomila, menta, hortelã, jasmim, erva doce, melissa que são mais relaxantes.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Imprimir