Cidadeverde.com

Ministro diz que Chesf pode reavaliar integração dos Centro de Teresina e Fortaleza

Imprimir

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

O Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, afirmou nesta terça-feira (26) que a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) poderá reavaliar a decisão de transferir o centro de operações de Teresina para Fortaleza. A garantia foi dada durante audiência pública da Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) do Senado.

“A Chesf tem a autonomia dela administrativa para tomar as decisões. Eu tomei conhecimento dessa transferência pelo senhor. Nós ligamos para a Chesf, que nos disse que a decisão foi aprovada pelo colegiado da empresa, mas a boa notícia é que essa decisão poderá ser reavaliada”, disse o ministro após ouvir o apelo do senador Elmano Férrer para que o centro permaneça em Teresina.

O ministro disse que sua equipe entrou em contato com a Chesf e que o próprio presidente da Companhia repassou a informação. Bento Albuquerque revelou que soube da integração dos centros de Teresina e Fortaleza por Elmano Férrer durante a audiência. 

“Nós fizemos o contato e eu vou me inteirar mais do assunto. Um dos princípios do meu ministério é não interferir e não sair da minha esfera de competência, mas isso não impede de forma alguma que tenhamos esse diálogo e que deve existir sim para que a gente possa fazer melhor o dever de casa. O dever de casa não depende só de um, depende de um conjunto. Essa boa notícia veio do próprio presidente da empresa”, garantiu.

Segundo a Chesf, a integração do Centro de Operação de Teresina com o de Fortaleza propiciará ganhos significativos em condições normais de operação e em situações de contingências, notadamente em processos de restabelecimento do sistema elétrico. O relacionamento operacional com o NOS (Operador do Sistema Elétrico) e o Centro de Operação da Chesf terá maior agilidade, reduzindo os contatos necessários e os tempos envolvidos, com benefícios para todos os demais agentes do setor elétrico e a sociedade em geral.

Ainda de acordo com a Chesf, já foram integrados os dois Centros de Operação sediados em Recife, resultando no único Centro de Operação na localidade. A Companhia disse que a integração de Teresina com Fortaleza proporcionará a eficientização da operação, de modo que este último passará a supervisionar, comandar e executar a operação de 32 instalações nos estados do Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte e Piauí. 

 

Hérlon Moraes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais